quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Manoel Mendes Carli assume cargo de desembargador do TJMS





Com o plenário lotado, o Des. Manoel Mendes Carli foi empossado na quarta-feira (18). Amigos, familiares e muitas autoridades estiveram no Palácio da Justiça para prestigiar a solenidade de posse. Por critério de antiguidade, ele foi promovido para o cargo de desembargador do TJMS e assume a vaga deixada pelo Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, que se aposentou.

Manoel Carli era titular da Vara de Execução Fiscal Municipal de Campo Grande, tem 28 anos de magistratura e, em um discurso saudosista, lembrou de cada comarca por onde passou e dos juízes que com ele trabalharam.

“A minha investidura como desembargador, nesta data, teve início no ano de 1981, quando juntamente com os desembargadores Dorival Moreira dos Santos e Julizar Barbosa Trindade, além de outros colegas já aposentados, fomos aprovados no primeiro concurso público de provas e títulos para o cargo de juiz substituto deste, então, recém criado Estado de MS, que funcionava no edifício Cosmos, nesta Capital, onde no plenário tomamos posse, sob a presidência do Des. Jesus de Oliveira Sobrinho, no dia 18 de março de 1982”, disse.

Em seu discurso, Carli falou dos pais, amigos distantes, professores e da família, citou o poema Desencanto, de Manuel Bandeira, além de lembrar do Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, aposentado em julho, cuja vaga ele agora ocupa. “Face a aposentadoria do Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, venho substituí-lo, neste egrégio Tribunal de Justiça, procurando como ele nesta casa, manter, as tradições mais honrosas de retidão, operosidade e descortino da justiça. Seu exemplo será para mim constante inspiração de uma justiça imparcial e discreta”.

O Des. Manoel Mendes Carli foi recepcionado pelo Des. Divoncir Schreiner Maran, cuja fala emocionou os presentes. “Confesso que a tarefa, a priori, pareceu-me difícil, especialmente porque nunca haverá palavras suficientes para qualificar, tanto o trabalho – efetuado sempre com zelo e na incansável busca por melhorias – quanto o homem, digno e honrado, que se destaca das pessoas comuns pela serenidade e filosofia de vida. Homem devotado à causa pública, abraçou a carreira com a paixão que a função exige. Idealizador, consciente de que o juiz não é um mero mecânico na aplicação do direito, mas criador de um sistema que aperfeiçoa o convívio humano”.

Divoncir ressaltou as qualidades do juiz e do ser humano e concluiu citando Luiz Vaz de Camões: “Finalizo afirmando que são pessoas como você, homens cujas vidas foram marcadas não pela busca de grandeza sem destemor, tampouco pela busca de homenagens sem merecimento é que, no dizer do seu antepassado Camões: \'essas honras vãs, esse ouro puro, verdadeiro valor não dão à gente; melhor é merecê-los sem os ter, que possuí-los sem os merecer\'. Você, Manoel, que disso não faz caso, as merece e, por isso agora lhes são prestadas. Seja bem vindo, e que Deus o abençoe”.

Outro a se manifestar foi o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Alberto de Oliveira. Em discurso conciso, ele ressaltou aspectos da personalidade do Des. Carli e garantiu que a posse é o reconhecimento de uma valorosa carreira, reconhecida por todos. “Desnecessário registrar as qualidades pessoais, morais, técnicas e intelectuais do eminente magistrado, que marcaram e engrandecem sua trajetória profissional”, afirmou o procurador.

O presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, também reconheceu que a posse de Mendes Carli coroa uma trajetória de êxito, graças a seu esforço e competência, e comentou a satisfação da classe em tê-lo como novo componente do Tribunal Pleno.

“Os advogados sul-mato-grossenses aplaudem sua ascensão ao cargo de desembargador. Posso garantir que o ânimo dos advogados está em festa e, se assim está, é porque Vossa Excelência, encara um elevadíssimo conceito perante todos nós. Que sua Excelência, o Des. Manoel Mendes Carli, esteja sempre repleto de energia, disposição e vigor, com vontade de aprender e trabalhar, na defesa do Estado Democrático de Direito e dos direitos fundamentais do cidadão.(...)”, garantiu Leonardo.

Além de amigos, familiares e autoridades civis, militares e eclesiásticas, prestigiaram a solenidade de posse o Secretário de Estado de Governo, Carlos Henrique Santos Pereira, os desembargadores aposentados Dagma Paulino dos Reis, Ildeu de Souza Campos, José Rizkallah, Carlos Stephanini, Nildo de Carvalho, Gilberto da Silva Castro, Jesus de Oliveira Sobrinho, os procuradores Miguel Vieira da Silva e Ronaldo Chadid, juízes da Capital e do interior.


Fonte: TJ/MS

Homenagem ao Duílio



     
"Por ser amigo do empresário Duílio Fabbris e sua família, me considero muito suspeito para falar dele.

Entretanto, por eu ser Jornalista, comprometido e eternamente compromissado com a verdade que envolve cidadãos de bom caráter desta cidade, sinto- me no dever e obrigação de compartilhar nesse instante com os leitores, meus conceitos e/opiniões sobre o amigo e empresário Duílio...

Nosso Homenageado é casado há mais de 43 anos com a professora Zenaide Nogueira Fabbris desta união de amor , germinaram 04 filhos, Um homem totalmente despido de vaidades, haja vista ele ser facilmente encontrado na porta de sua empresa sentado numa cadeira de área, ou até mesmo atendendo inúmeros clientes no balcão de sua funerária localizada no centro da cidade e que funciona 24h por dia.

No momento de desses amigos e clientes por causa da perda de entes queridos, além dos préstimos funerários, ele sabe ouví-los, entendê-los e confortá-los nesta hora de imensa dor e que a primeira impressão caída/e ou advinda sobre todos nós, é de que o mundo desabou em cima da gente e que jamais vamos nos refazer do impacto violento provocado pelo passamento desses entes queridos.

A preparação do corpo no hospital ou no Instituto Médico Legal, o traslado para locais a ser velados dentro/e ou fora do município, as coroas de flor com mensagens de pêsames, o chá, o cafezinho, a estruturação fúnebre dos velórios com suas velas e castiçais, toda sua atenção na compreensão e atendimento no pedido de famílias impactadas por esta dor, no sentido de que o corpo permaneça por mais alguns minutos no velório para que grupos de oração dos mais diferentes credos e religião concluam seus trabalhos, o cortejo até o campo santo, reabertura da tampa do caixão na entrada do campo santo para a despedida final por parte de amigos e parentes até a consumação de todo este roteiro, que é o sepultamento da pessoa amada com a mensagem de descanse em paz por parte desta brilhante funerária, devem ser enaltecidos neste momento.

Mas eu tenho que ressaltar o ser humano fantástico que é o Duílio Fabbris, ao receber no balcão, ouvir e atender sugestões de seus inúmeros clientes para que o serviço prestado por ele, que já é bom, torne-se cada vez melhor.

Um plano funerário cheio de vantagens para seus clientes por facilitar a forma de pagamento mensal e ainda ofertar convênios médicos dentro da cidade com preços populares.

Quem vê a estruturação e o crescimento da funerária Duílio, que há mais de 51 anos se destaca em Três lagoas e região,deve creditar ao Duílio e família todo empenho e habilidades mostrados neste sentido e no referido setor, haja vista que anteriormente ele trabalhou por muitos anos em outra funerária em Três Lagoas.

Uma época em que os mortos eram velados 24 horas em suas respectivas residências, acompanhado de amigos e parentes, velórios regados a vinho.

Lembro- me que naquela época, o funcionário Duílio também ficava á porta da funerária onde trabalhava, atendendo clientes e conversando horas e horas com amigos que passavam pelo local.

É bem verdade que nas ultimas décadas a cidade cresceu, trouxe com ela o desenvolvimento e uma concorrência maior no referido setor, mas o que não mudou nesse período foram o carinho e atenção dispensados por Duílio Fabbris e família á todos que os procuram no momento de dor, sejam como pessoas físicas ou seja como pessoa jurídica.

Por isso, que a dor simbolizada na cruz seja vista e interpretada por todo cristão, como uma referência inesquecível e mundial de que um dia o Cristo venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia e mais, que todo água-clarense, brasilandense ou três-lagoense enxerguem nesta conceituada empresa comandada por Duílio Fahbris e família, a certeza de que num eventual momento de dor pela perda de entes queridos, teremos nela o verdadeiro amparo espiritual e material para superarmos esta fase no infindável campo de batalha pela continuidade da vida", declarou o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, Luizinho.



Jornalista Adilson Silva FM Três Lagoas 101,7, adilsonsilvaradio.blogspot.com ou http://twitter.com/adilsonradio

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ministro da Justiça e Trabalho visita Três Lagoas e fala ao vivo na Super Radio Difusora com exclusividade











  O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou, na manhã desta terça-feira (17/08), que a visita do ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Carlos Alberto Reis de Paula, do presidente do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Ricardo Geraldo Monteiro Zandona, e do vice-presidente do TRT/MS, Marcio Vasques Thibau de Almeida, às fábricas de celulose da Fibria e de papel da IP (International Paper) em Três Lagoas é a expressão do avanço das relações entre empresários, trabalhadores e Justiça do Trabalho.

  “Nós temos hoje um nível de relacionamento com a Justiça do Trabalho que nos permite mostrar a dimensão dos investimentos que estão sendo feitos para oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários das indústrias. Em Três Lagoas, por exemplo, encontram-se plantas modernas e adequadas com tecnologia de ponta que reduzem muito os casos de acidentes e melhoram a qualidade de vida dos industriários”, reforçou Sérgio Longen, completando que é importante para os desembargadores e juízes do Trabalho conhecerem a realidade das indústrias de Mato Grosso do Sul como subsídio no julgamento de alguma ação trabalhista.
  O ministro corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Carlos Alberto Reis de Paula, compartilha da mesma opinião do presidente da Fiems e considera de extrema importância a aproximação entre a Justiça e o ambiente onde estão os principais atores da relação de trabalho. “É importante que o julgador tenha uma visão ampla da realidade, tanto do trabalhador, quanto do empresário, principalmente em um pólo industrial como o de Três Lagoas, que experimenta um desenvolvimento rápido. Afinal, nos dias de hoje, é de extrema importância que o progresso aconteça lado a lado com o desenvolvimento social, pois não podemos discernir uma coisa da outra”, declarou.
  Para o presidente do TRT/MS, Ricardo Geraldo Monteiro Zandona, a iniciativa da visita às duas maiores indústrias do Estado tomada em parceria com a Fiems é de grande relevância para os representantes da Justiça do Trabalho. “É importante proporcionar ao julgador o conhecimento físico da empresa, pois isso retira o mecanismo de abstração do julgamento. O Tribunal do Trabalho tem de buscar parâmetros de cidadania, tanto para o trabalhador, quanto para o empresário, sabendo que o desenvolvimento social é o ponto de equilíbrio”, disse, acrescentando que a visita tem um significado ainda maior por proporciona aos envolvidos uma noção maior da realidade estadual. 
  O gerente-geral da fábrica de celulose da Fibria, Renato Ottoni, evidenciou que a ocasião foi oportuna para a empresa transmitir conhecimento e prática nos setores fabril e ambiental. “A empresa trabalha para cada vez mais ser reconhecida como uma unidade que produz melhoria de qualidade de vida para os trabalhadores”, pontuou. Já o gerente-geral de sustentabilidade e relações institucionais da IP, Luís Fernando Madella Athayde, destacou o trabalho da Fiems em aproximar os empresários da Justiça do Trabalho. “Isso é importante para estabelecer um modelo mais adequado nos julgamentos das ações trabalhistas. É importante que os juízes possam vir até o local de trabalho e ouçam os funcionários, familiarizando-se com as práticas desenvolvidas pelas empresas”, avaliou.
  Também integraram a comitiva os desembargadores do Trabalho Abdalla Jallad, André Luis Moraes de Oliveira, João de Deus Gomes de Souza, Amaury Rodrigues Pinto Junior e Francisco das Chagas Lima Filho, além do representante da Amatra XXIV, juiz Leonardo Ely, e os juízes do Trabalho João Marcelo Balsanelli (Diretor do Foro Trabalhista Senador Ramez Tebet), Dalma Diamante Gouveia (Titular da 7ª Vara do Trabalho de Campo Grande) e Orlandi Guedes de Oliveira (Titular da 4ª Vara do Trabalho de Campo Grande).
  Ainda participaram da visita o dr. Tomas Bawden  Powel de Castro, juiz diretor do foro trabalhista  denominado “Stênio Congro”, o advogado João de Campos  Corrêa/ assessor jurídico da FIEMS” ,  o empresário José Paulo Rímoli/proprietário da Rímoli Formulários Contínuos de Três-Lagoas e diretor- presidente do  Senai e centro de  formação profissionalk  de  TL que leva o seu nome, “José Paulo Rímoli,  os representantes da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil no Estado) Leonardo Avelino, André de Carvalho Pagnoncelli e Alexandre Morais Cantero, bem como a procuradora-regional do Trabalho Rosimara Delmoura Caldeira, o coordenador jurídico do Sistema Fiems, João Campos, o assessor da Presidência da Fiems, Michael Gorski, o gerente de comunicação do Sistema Fiems, Ulysses Cosenza, entre outros.
  Na oportunidade,  num furo de reportagem direto do Senai e através do programa “Tarde Sertaneja” da rádio Difusora AM de Três-Lagoas, o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, luizinho, entrevistou por telefone e ao vivo para toda região, o dr. Carlos Alberto Reis de Paula/Ministro- Corregedor Geral da Justiça do Trabalho,  que bem explicou para ouvintes os objetivos de  sua visita nesta cidade encantadora e maravilhosa chamada Três-Lagoas que diariamente cresce mais, gera emprego e divisas ao povo sul- matogrossense e  até mesmo de outras regiões que aqui chegam.
  O ministro fez questão de ressaltar o papel da justiça do trabalho,  como acompanhadora e parceira dos empregados e/ou empregadores cumpridores da legislação trabalhista consolidadora dos avanços e conquistas sociais enxergados em nível de Brasil, bem como o dr. Ricardo Geraldo Monteiro Zandona/desembargador presidente do tribunal regional do trabalho.
  O jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, fez questão de agradecer o radialista Ademar Marques,”Maguila”, bem como o dr. José Lopes,  empresário e  diretor- proprietário da rádio Difusora de Três-Lagoas, pelo espaço aberto neste importante veículo de comunicação para que a sociedade seja alcançada pela nossa população.
  Ao final das entrevistas, entrevistador e entrevistados foram aplaudidos pelo público presente no Senai local.








Redação do Jorrnal correio de tres lagoas e colaboraçãon da fiems.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sócios da Guapocar são convidados pela BOSCH para convenção na Bahia



  Os jovens empresários e sócios da Guapocar de Três Lagoas, Luis Adriano e Waldeir Junior, participam em Salvador, capital da Bahia, nesta segunda e terça feira, 16 e 17 de agosto, da maior Convenção da Bosch CAR SERVICE do planeta.
  Junior e Adriano viajam para São Paulo hoje, onde com suas respectivas esposas seguem com vôo já marcado para Salvador; os organizadores  e diretores da Bosch esperam por eles para participarem como convidados especiais da convenção.
  O evento será no Ibero Star Bahia, na Praia do Forte, na rodovia Bahia 099, km 56, Praia do Forte, Mata de São João-BA.
  Convidados especiais para a convenção da Bosch CAR SERVICE 2010, onde o que se destaca é que os “negócios se renovam”, será o tema principal; em dois dias serão apresentadas soluções estratégicas para aproveitar o excelente momento do mercado e fortalecer ainda mais os resultados da rede Bosch.
  Haverá palestra com o tema “Oportunidade no Mercado Brasileiro”, “Tendência do Mercado de Reparação”, “Carro 100%”; palestra também com o renomado Pedro Janot, presidente da azul modelo de negócios da Azul Linhas Aéreas; várias demonstrações com Painel Bosch, Mercado Mundial, Mercado Brasileiro, Visão Bosch para o futuro da rede; outros temas como Bosch Service Excellence, Equipamentos Técnicos, e Comunicação Boch; no último dia à noite, um grande baile de encerramento com a famosa banda Didá.
  Tanto Adriano como Junior, nasceram predestinados a serem mecânicos,  relata o pai de Adriano, o jornalista Luiz Correa, o Luizinho: “meu filho logo muito cedo aos 07 anos de idade já consertava uma “brasília” muito velha que tinha; Junior, seu sócio e amiguinhos desde crianças, aparecia em minha casa, e juntos eles consertavam a “brasília”, que tinha dois carburadores; e eles  regulavam”; emocionado lembra o pai feliz, que “daí nasceu o grande tino que eles têm por consertar carros; começaram na garagem da casa dos pais do Junior; eu ajudei que eles comprassem as chaves para começar”, relata Luizinho. “Os pais do Junior ajudaram muito para eles começarem a vida, naquela garagem de carro da casa deles; a oficina deu certo e ai tudo começou a correr bem e chegam a 2010 como uma das maiores oficinas de MS; trabalham diariamente uniformizados, exibindo no uniforme com o símbolo da Bosch e isto eles  fazem com orgulho; trabalham com a Bosch a mais de 08 anos, são os maiores divulgadores de seus produtos aqui no Mato Grosso do Sul, por isto são convidados especiais para participarem deste grande evento” destaca o amoroso pai, Luizinho.
  Vale lembrar que Andreas Nobis é o novo presidente da Bosch na América Latina.
  Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, e-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

Sicredi reinaugura unidade em Aparecida do Taboado

  
  Com o objetivo de ampliar e reformar a unidade de atendimento do Sicredi no município de Aparecida do Taboado (MS), a cooperativa realiza diversas mudanças e reinaugura a unidade no dia 6 de agosto, às 19 horas. 
  De acordo com o presidente da Sicredi Celeiro Centro-Oeste – composta por um conjunto de dez unidades com cerca de 9.500 associados, “a unidade Aparecida do Taboado recebe melhorias na segurança e comodidade, com instalação de caixas eletrônicos e porta giratória”. 
  Outra grande mudança é referente à acessibilidade, a cooperativa oferece rampas e banheiros adaptados a cadeirantes, com objetivo de facilitar a entrada de pessoas que tenham esta necessidade. Segundo o gerente Hyran Magalhães, “esta era a única unidade do Sicredi que não contava com estes itens, mas agora ela está pronta para atender melhor, atuais e novos associados”.
  A reinauguração acontece no dia 6 de agosto às 19 horas (horário de Brasília), no novo endereço da unidade, que agora está localizada na Avenida Presidente Vargas, 3445 – Vila Barbosa. Para mais informações u para associar-se, procure a unidade de atendimento.
Por Marcele Aroca – Sato Comunicação

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Celso Almeida Afonso completa mais uma primavera

  
  Nesta quinta feira dia 05 de agosto o médium Celso Almeida Afonso completou seus 70 anos de vida, ao lado de seus familiares e amigos; o médium feliz da vida, recebeu os parabéns de dezenas de pessoas que foram ficar ao seu lado.
  Para registro público da passagem dessa importante data, faremos uma pequena biografia desse importante homem de Deus:
  Celso, médium psicógrafo, ourives de profissão mas já aposentado; casado com dona Silvia, tem 03 filhos: Fabio, Silvio e Celsinho; e vários netos.
  Celso tem no Fluminense sua grande paixão, e trabalha  há décadas no Centro Espírita Aurélio Agostinho, na cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais; tem na sua família sua verdadeira motivação pra viver; no trabalho de psicografia já recebeu do alem  mais 20.000 (vinte mil) cartas de espíritos que já partiram; tem por Três Lagoas uma paixão imensa, pois desde 1.987 vem a trabalho de recebimento de cartas do alem.
  Em Três Lagoas todos os anos, ele tem cadeira cativa na super Rádio Difusora AM 1250. A jovem Heleyne Cristina, filha de Luizinho, cita no livro Corações de Luz trecho falando da Rádio Difusora. O empresário da comunicação, pecuarista e ex prefeito dr. José Lopes sempre recebe Celso com grande amor.
  Em nossa cidade tem seu amigo e irmão de coração, o jornalista Luiz Correa da Silveira Filho, o Luizinho, que o considera como filho, e onde se comemorou também essa data; Luizinho vem nestes 70 anos de sua existência para dizer do seu amor e carinho; especial atenção de toda a sua família, sua esposa Elzi e seu filho Adriano; lembrar que nos momentos difíceis de suas vidas, com a partida da filha Heleyne Cristina em  1.987 de acidente que a vitimou, e tirando sua vida aqui da terra,  Luizinho e a família, foi a Uberaba para encontrar com o médium homenageado hoje e também Chico Xavier!!! Foram eles que deram o conforto que a família tanto precisava.
  Celso de Almeida Afonso trabalhador incansável do amor e do bem, tem em seu mentor espiritual Adelino de Carvalho, sua sustentação no seu trabalho e seu anjo protetor que o orienta em toda a sua vida!! 
  Lembramos aqui que aos 16 anos quando Celso morava com sua tia em  Sacramento-MG, foi com ela no colégio Allan Kardec conhecer Chico Xavier, que estava autografando livros espíritas; foi quando Chico conversou com Celso e disse que ele tinha a missão de receber cartas dos mortos para os que estão vivos!! Chico falou de seu nome sem o conhecer e também disse que só daria autógrafos pra sua tia se Celso lhe emprestasse a caneta; Celso Almeida ficou indignado: como que aquele homem sabia do nome dele??? E ai começou sua missão!!!
  O jornalista Luizinho telefonou ao amigo dando-lhe os parabéns, como também  o presenteou com camisa, mochila, tôca, abridor, e chaveiros, todos objetos oficiais do Fluminense, time do seu coração!!
Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, e-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

Com muito frio o povão prestigiou a 25ª Festa do Folclore


  
  Começou na quinta-feira, com muito frio, no recinto de exposição “Joaquim Marques de Souza” a 25ª edição da festa do folclore de Três Lagoas. 
  Com portões abertos a partir das 18 horas, organizadores recebem diariamente um grande público expectador/consumidor, haja vista   exposição no referido local  de 16 barracas de comidas típicas,  60 barracas de artesanato, além de apresentação de grupos de dança e shows musicais com artistas locais.
  Sábado, 7, a dupla sertaneja Mayck e Lyan se apresenta no evento. Toda renda será revertida em prol das entidades assistenciais e/ou beneficentes do município, como por exemplo, no Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier, que neste ano, vem com um delicioso Vatapá, com a renda em prol do Lar dos Velhos Eurípedes Barsanulpho e do centro de educação Irmã Scheilla, no comando dos coordenadores Cláudio Delbone e Maria Rosa, já o grupo da Fraternidade Espírita Acandeias está com um delicioso Bobó de Galinha que vale a pena se deliciar.
  No local, centenas de consumidores tem prestigiado a barraca da Casa da Sopa Espírita Fé e Caridade no Jardim Alvorada, bem comandada por Dejanira e sua família.
Uma festa em que deve ser enaltecido todo empenho e dedicação da irmã Zélia em prol do artesanato local, um trabalho que atravessa décadas, e/ou por ainda propiciar ao público saudosista, voltar no tempo por alguns minutos ao assistir no centro da cidade o tradicional desfile de carroça, veículo  de transporte que ajudou  no desenvolvimento econômico do município,   sem contar o  desfile  de folias  de reis dentro da  conceituada festa.
  Porém, essa conquista no resgate e manutenção das nossas tradições devem ser creditados ao ex-prefeito José Lopes que governou Três Lagoas de 07 de abril de 1.982 a 07/04/ 1.985 e a professora Clarinda Dias Conceição/Secretária de Educação e Cultura de Três Lagoas na respectiva gestão. Há que se lembrar, que anteriormente a festa do folclore era regional e acontecia na  avenida Antônio Trajano trecho compreendido entre a rua Paranaíba e avenida Rosário Congro. O calendário de realização da festa era no mês de Agosto, mas salvo engano de minha parte, a festa acontecia na data mais próxima em que se comemora o dia do folclore e com apresentação de artistas locais.
  As barracas eram de madeira e montadas no local da festa, por servidores do Departamento de Obras e Serviços da prefeitura, organizadora da festa.
  Decorridos 25 anos da realização da primeira festa do folclore, nesse período houve muitas polêmicas, uma delas quando  em 1.989 as barracas deixaram de ser de madeira e passaram a ser de estrutura metálica,  mas nada que tirasse dos seus organizadores o mérito de anualmente  terem promovido uma festa bem sucedida por atrair em seu local de realização, centro da cidade/ou  Jardim Alvorada, um grande público consumidor.
  Uma festa bem sucedida pelo simples fato da prefeitura,organizadora, dar a quem merece ou seja as entidades filantrópicas, assistenciais e beneficentes, o sagrado direito de comercializar seus produtos e obter uma renda para diariamente melhorar esse atendimento voluntário em nossa  sociedade.
  Como disse o jornalista Luiz Corrêa Filho, Luizinho; “ Maior contentamento do  que prestigiar  uma festa voltada para o consumo  dos produtos e com grandes atrações musicais, é a satisfação de saber que a prefeita Márcia Moura concretiza mais uma vez  a brilhante idéia do ex- prefeito José Lopes e de sua ex- secretária de Educação e Cultura, Clarinda Dias Conceição, de  organizar e promover através da Secretaria de Educação e Cultura do município,  uma festa  bonita, resgatadora das nossas tradições e  ainda capaz de propiciar aos cofres das nossas  batalhadoras e admiradas entidades assistenciais,  uma ajuda financeira  para a continuidade dos seus trabalhos cotidianos,  merecedores  de todo reconhecimento e aplauso três-lagoenses, que deve ser lembrada  também como uma festa tradicional de ajuda mútua.”
Por Adilson Silva, jornalista FM Três Lagoas 101,7.
Blog e twitter: adilsonsilvaradio.blogspot.com / http://twitter.com/adilsonradio