quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Manoel Mendes Carli assume cargo de desembargador do TJMS





Com o plenário lotado, o Des. Manoel Mendes Carli foi empossado na quarta-feira (18). Amigos, familiares e muitas autoridades estiveram no Palácio da Justiça para prestigiar a solenidade de posse. Por critério de antiguidade, ele foi promovido para o cargo de desembargador do TJMS e assume a vaga deixada pelo Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, que se aposentou.

Manoel Carli era titular da Vara de Execução Fiscal Municipal de Campo Grande, tem 28 anos de magistratura e, em um discurso saudosista, lembrou de cada comarca por onde passou e dos juízes que com ele trabalharam.

“A minha investidura como desembargador, nesta data, teve início no ano de 1981, quando juntamente com os desembargadores Dorival Moreira dos Santos e Julizar Barbosa Trindade, além de outros colegas já aposentados, fomos aprovados no primeiro concurso público de provas e títulos para o cargo de juiz substituto deste, então, recém criado Estado de MS, que funcionava no edifício Cosmos, nesta Capital, onde no plenário tomamos posse, sob a presidência do Des. Jesus de Oliveira Sobrinho, no dia 18 de março de 1982”, disse.

Em seu discurso, Carli falou dos pais, amigos distantes, professores e da família, citou o poema Desencanto, de Manuel Bandeira, além de lembrar do Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, aposentado em julho, cuja vaga ele agora ocupa. “Face a aposentadoria do Des. Elpídio Helvécio Chaves Martins, venho substituí-lo, neste egrégio Tribunal de Justiça, procurando como ele nesta casa, manter, as tradições mais honrosas de retidão, operosidade e descortino da justiça. Seu exemplo será para mim constante inspiração de uma justiça imparcial e discreta”.

O Des. Manoel Mendes Carli foi recepcionado pelo Des. Divoncir Schreiner Maran, cuja fala emocionou os presentes. “Confesso que a tarefa, a priori, pareceu-me difícil, especialmente porque nunca haverá palavras suficientes para qualificar, tanto o trabalho – efetuado sempre com zelo e na incansável busca por melhorias – quanto o homem, digno e honrado, que se destaca das pessoas comuns pela serenidade e filosofia de vida. Homem devotado à causa pública, abraçou a carreira com a paixão que a função exige. Idealizador, consciente de que o juiz não é um mero mecânico na aplicação do direito, mas criador de um sistema que aperfeiçoa o convívio humano”.

Divoncir ressaltou as qualidades do juiz e do ser humano e concluiu citando Luiz Vaz de Camões: “Finalizo afirmando que são pessoas como você, homens cujas vidas foram marcadas não pela busca de grandeza sem destemor, tampouco pela busca de homenagens sem merecimento é que, no dizer do seu antepassado Camões: \'essas honras vãs, esse ouro puro, verdadeiro valor não dão à gente; melhor é merecê-los sem os ter, que possuí-los sem os merecer\'. Você, Manoel, que disso não faz caso, as merece e, por isso agora lhes são prestadas. Seja bem vindo, e que Deus o abençoe”.

Outro a se manifestar foi o Procurador-Geral de Justiça, Paulo Alberto de Oliveira. Em discurso conciso, ele ressaltou aspectos da personalidade do Des. Carli e garantiu que a posse é o reconhecimento de uma valorosa carreira, reconhecida por todos. “Desnecessário registrar as qualidades pessoais, morais, técnicas e intelectuais do eminente magistrado, que marcaram e engrandecem sua trajetória profissional”, afirmou o procurador.

O presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, também reconheceu que a posse de Mendes Carli coroa uma trajetória de êxito, graças a seu esforço e competência, e comentou a satisfação da classe em tê-lo como novo componente do Tribunal Pleno.

“Os advogados sul-mato-grossenses aplaudem sua ascensão ao cargo de desembargador. Posso garantir que o ânimo dos advogados está em festa e, se assim está, é porque Vossa Excelência, encara um elevadíssimo conceito perante todos nós. Que sua Excelência, o Des. Manoel Mendes Carli, esteja sempre repleto de energia, disposição e vigor, com vontade de aprender e trabalhar, na defesa do Estado Democrático de Direito e dos direitos fundamentais do cidadão.(...)”, garantiu Leonardo.

Além de amigos, familiares e autoridades civis, militares e eclesiásticas, prestigiaram a solenidade de posse o Secretário de Estado de Governo, Carlos Henrique Santos Pereira, os desembargadores aposentados Dagma Paulino dos Reis, Ildeu de Souza Campos, José Rizkallah, Carlos Stephanini, Nildo de Carvalho, Gilberto da Silva Castro, Jesus de Oliveira Sobrinho, os procuradores Miguel Vieira da Silva e Ronaldo Chadid, juízes da Capital e do interior.


Fonte: TJ/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário