domingo, 26 de setembro de 2010

Desembargador e Juiz Federal do Trabalho falam ao vivo e com exclusividade na Super Rádio Difusora AM


  O Desembargador Federal do Trabalho Francisco das Chagas Lima Filho esteve presente em Três Lagoas nos dias 23 e 24/08, acompanhado do Juiz Federal do Trabalho Ademar de Souza Freitas, para a Divulgação do Seminário “Reflexos do Novo Modelo de Produção e suas Repercussões nas Relações de Trabalho”, bem como da Semana Nacional da Conciliação. 
  Na oportunidade, num furo de reportagem direto do Foro Trabalhista de Três Lagoas e através do programa “Tarde Sertaneja”, comandado por Maguila, da Rádio Difusora AM 1250hz de Três Lagoas, o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, Luizinho, entrevistou por telefone e ao vivo para toda a região os dois Magistrados. 
  O Desembargador Francisco das Chagas, que também é o atual presidente da Escola Judicial do TRT da 24ª Região, se disse profundamente emocionado em retornar a Três Lagoas depois de mais de 18 anos e presenciar o espantoso desenvolvimento alcançado pela comunidade local, bem como a confiança e o alto  grau de satisfação da população para com a Justiça do Trabalho,  sobretudo porque foi o Juiz que aqui instalou a 1ª Vara do Trabalho. 
  Explicou aos ouvintes que a finalidade de sua vinda até nossa cidade é participar do Seminário “Reflexos do Novo Modelo de Produção e suas Repercussões nas Relações de Trabalho”, nos dias 23 e 24/9, no anfiteatro das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS), o qual se constitui no último evento externo realizado pela escola judicial no ano de 2010. 
  Destacou que a escolha de nossa cidade para sediar o referido evento deu-se em razão de um projeto de interiorização da escola judicial que está sediada em Campo Grande, mas principalmente pelo fato de Três Lagoas ser atualmente o segundo pólo industrial do Estado e contar com um grande contingente de trabalhadores. 
  Em seguida, dirigiu-se aos ouvintes da Rádio Difusora AM o Juiz Federal Ademar Freitas, esclarecendo que é o Coordenador da Semana Nacional da Conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul, a qual se realizará de 29/11 a 03/12 de 2010.  Afirmou o Dr. Ademar que a Semana Nacional da Conciliação faz parte da programação relativa ao Movimento pela Conciliação lançado pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça em 2006, o qual tem por objetivo reduzir o enorme acervo de processos em trâmite pelas Varas e Tribunais de todo o Brasil, solucionando os conflitos pendentes por intermédio da conciliação, a qual se constitui em um dos meios mais eficazes de solução de litígios e harmonização das partes interessadas. 
  Destacou que a primeira Semana Nacional de conciliação ocorreu em 2007, ocasião em que mais de três mil magistrados e 20 mil servidores e colaboradores participaram, sendo atendidas 300 mil pessoas.
  Concluindo a entrevista, o Juiz Ademar convidou os trabalhadores e empregadores de Três Lagoas e região, com processos trabalhistas pendentes e que tiverem interesse em solucionar tais conflitos mediante conciliação, a procurarem seus advogados para o fim de comunicar tal intenção perante o Foro Trabalhista de nossa cidade, a fim de que seus processos sejam incluídos na pauta de audiências da Semana Nacional de Conciliação. Ao final da entrevista, ambos os Magistrados agradeceram a oportunidade de veicularem suas mensagens através da conceituada emissora Rádio Difusora AM, bem como do destacado jornal “Correio de Três Lagoas”, ressaltando o importante papel da Justiça do Trabalho para a pacificação social, a qual vem atuando de forma decisiva para a solução dos conflitos existentes entre patrões e empregados.
Da redação

Em noite de grande festa, é escolhida a mulher mais bela de Três Lagoas


  A apresentação do evento esteve sob o comando de Eliane Costa.
  A decoração do Afonsinho decorações, com flores e arranjos da Floricultura Beija-Flor e vestimenta do auxiliar de palco Via Marques locação de roupas para festas.
  Agradecimentos especiais a todos que colaboraram para a realização deste evento e aqueles que ajudaram no anonimato:  Afonsinho Decorações, Célia Maria Souza, Branca Livraria e Papelaria, Clube União 3ª Idade, CVC Turismo, Escritório Contecor, Espetácullo Calçados, Roupas e acessórios, Farmácia Odeon, Fio Terra, Floricultura Beija-Flor,Foto Condor, Funerária do Duílio, Garcez 24 horas, Med Sport, HM Posto & Conveniência, Hotel OT, Ledir Garcia de Souza, Madeireira Pé de Cedro, Muniz Materiais de Construção, Murilo Corcioli, Novo Hotel, O Discão, Panificadora Lê Baguette, Panificadora Santo Pão, Realce Cosméticos, Restaurante Yaki Niku, Samech Confecções, Sorveteria Cuca Fresca, Supermercado Nova Estrela, Supermercado Prata, Tec Mac Informática, Tecidos TL, Toninho do Arapuá, Via Marques Locação de trajes para festas, Papelaria e Livraria do Sandrinho, Via Velli Fashion, Imprensa escrita, falada e informatizada, candidatas, mesa de honra, mesa de jurados, modelos, equipe de trabalho e público que prestigiou o evento. Parabéns!!!! Aconteceu também o desfile de despedida da Odete Pinto de Queiroz que tão bem representou a beleza da 3ª Idade no decorrer de seu mandato e participou sempre de todos os eventos com muita elegância.
  E todo o glamour da noite aconteceu com a premiação: Wânia Stevanato – Proprietária da Fio Terra Confecções entregou um ramalhete de flores à Emília Pereira de Andrade por sua participação no evento; Luís Corrêa da Silveira Filho abriu com as colocações da faixa para a Miss Simpatia Laurentina Camargo, Pâmela Catarina de Souza Brandão – Miss T.L 2010 Idade entregou a faixa para a Miss Eleita em 3º Lugar Benedita Batista Silva, Adão Vieira Gonçalves – Vice-presidente do Clube União 3ª entregou a faixa para a Miss Eleita em 2º Lugar Nirse Alves Oliveira e a sra. Odete Pinto de Queiroz Miss Clube União 3ª Idade 2009 entregou a faixa para a vencedora do concurso Miss Clube União 3ª Idade 2010 Iracema Dias.
  E para encerrar o evento, o público dançou muito com o Beto Show.
  Parabéns à promotora deste evento Gisella Peron que mais uma vez se destacou pelo sucesso do evento.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Três Lagoas está triste, faleceu Vanildo Rodrigues do Amaral


  Três Lagoas amanheceu triste na segunda feira dia 13 de setembro de 2010, quando veio a falecer um de seus filhos mais ilustres; o agente tributário aposentado Vanildo Rodrigues do Amaral com 75 anos, estava internado em São José do Rio Preto-SP, onde se recuperava; por mais de 6 dias na UTI, após ingentes esforços de grande equipe médica, veio ao óbito por falências múltipla de órgãos.
  O ilustre cidadão, senhor Vanildo foi velado na Loja Maçônica “João Pedro de Souza”; foram atos comoventes, com mais de 22 coroas de flores;  na terça feira, dia 14, seu corpo foi sepultado no cemitério local no mausoléu da família;  era casado com a professora  Helena dos Reis Rodrigues  há mais de 49 anos e completaria bodas de ouro em 22 de dezembro, neste final de ano; desta feliz união nasceram duas filhas, as professoras Ângela e Vânia; as duas são o orgulho de seus pais e toda a família;  Ângela alem de professora é empresária no ramo de eventos junto com seu esposo Afonso Rodrigues Sandovete, popular “Afonsinho”; Vânia é destacada professora e empresária, casada com o empresário no ramo de construção, dr. Munir Thomé. Contamos ainda que o senhor Vanildo tem 02 netos, Gizella e Pabllo, e um bisneto, Ruam!!!  Vanildo nasceu em Três Lagoas em 17 de julho de 1935, filho do saudoso Diogo Rodrigues Sandovete e dona Ilda do Amaral Rodrigues; seu pai foi trabalhador da Justiça exercendo vários cargos entres eles Oficial de Justiça e Diretor do Juizado do Menor. Deixou ainda duas Irmãs: Ilda e Neuza Rodrigues ambas moradoras em Goiânia-GO. Vale lembrar que Vanildo foi sobrinho do saudoso Afonso Rodrigues Sandoveti, pioneiro no transporte em Três Lagoas. 
  A bonita historiaNascido em Três Lagoas cursou por aqui todo o primário, admissão e ginasial; em 1955 com total apoio dos familiares foi morar no Rio de Janeiro, onde foi buscar trabalho e estudar; encontrou seu verdadeiro amor (Helena, professora) e em 22 de dezembro de 1.960 com uma grande festa se casaram na igreja e no civil no Rio de Janeiro. Desta feliz união nasceram suas duas únicas filhas.
  No Rio, uma vida difícil, Vanildo estudava e trabalhava; começou na Nestlé e depois na Guanalto. Retornado para sua terra natal, com toda a família veio morar onde  sempre teve um amor imenso e aqui foi nomeado em 1.978 como Agente Tributário de MS,   ATE, onde se aposentou em 1996;  foi tão querido e tão amado entre os ATE’s, que sempre liderou a fiscalização tributária de Três Lagoas, principalmente junto ao SINDATE que ele foi fundador. Foi varias vezes homenageado pela diretoria sindical chegando a ter seu nome no hotel de transito. Homenagem justíssima, que quando foi descerrada a placa inaugural do hotel com seu nome, diversas autoridades estiveram presentes.
  Foi um dos grandes destaques na Loja Maçonica João Pedro de Souza número 6, na rua Elmano  Soares, centro da cidade. Chegou a receber o titulo de Maçon Emérito. Destacou-se mesmo foi no trabalho com os jovens Demolay, onde colocava todo seu coração no trabalho filantrópico. Podemos dizer que sua vida foi repleta de boas ações, deixando centenas e até milhares de amigos; seja entre a sua classe de ATE, com Flávio Rubens Dias e o destacado Rubens Izidoro(Rubinho), delegado atual do SINDATE e também o diretor do Jornal Correio de Três Lagoas, jornalista Luiz Correa da Silveira Filho, e toda a sua família.
  Justas homenagens póstumas
  A Câmara de Vereadores aprovou uma “Moção de Pesar”, de autoria do Vereador Presidente, Dr. Fernando Milan Amici, e que levou o número 225/10, com data de 14 de setembro de 2010; foi entregue uma carta de reconhecimento assinada pelos senhores vereadores, onde, junto à família colocou todo o agradecimento e reconhecimento pela vida deste grande brasileiro que tanto amou e serviu como exemplo que não se apagará tão fácil em nossa querida Três Lagoas e toda a região de Mato Grosso do Sul.
  No domingo, dia 19 de setembro, às 19 horas foi celebrada missa pela sua bondosa alma, pelo Padre Rogério. Centenas de amigos e familiares foram na celebração que aconteceu na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em cidade de Três Lagoas. 
Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, e-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fibria completa um ano e Três Lagoas se transforma na capital mundial da celulose


  Ao completar o primeiro ano de sua formação, resultante da fusão da VCP e Aracruz, a Fibria coloca a cidade de Três Lagoas dentro do que há de melhor e maior do setor produtivo de celulose. A fábrica que se destaca como a maior do mundo, com capacidade para produção anual de l,3 milhão de toneladas de celulose branqueada.
  No dia primeiro de setembro de 2009 houve um fato marcante em toda a história desta gigantesca área de produção, quando em São Paulo, houve o processo de fusão das duas maiores indústrias de papel e celulose do Pais; naquele momento a Aracruz se unia à Votorantin Celulose e Papeis, resultando na Fibria; a imprensa nacional e todo o meio de negócios do Brasil se abriam para o mundo, quando essa fusão resultava num complexo, como falamos gigantesco.
  Foi assunto de toda a mídia impressa e televisiva, e o Jornal Correio de Três Lagoas, sempre procurando acompanhar todos os movimentos de sua história, se disse presente;  nosso diretor Jornalista, Luiz Correa da Silveira Filho, Luizinho, como figura solitária, ali esteve; como único representante da imprensa escrita estadual, foi convidado especial naquela ocasião; falou, se expressando em nome da região e da cidade, em agradecimento pelo grande momento; colocando em destaque, conseguiu um fato inédito: entrevistar José Luciano Penido, presidente do conselho da Fibria e Carlos Aguiar, presidente da Fibria. Via telefone, falaram diretamente para Rádio Difusora e FM Arapuá.
  Deste momento importantíssimo para Três Lagoas, quando da criação e efetivação desta nova e grandiosa empresa, Luizinho, se reportou ao grande Senador Ramez Tebet, que, desde 1978, lutava pela sua efetivação; lembrou naquele momento como forma de agradecimento aos grandes homens da região, que a empresa vinha se instalar no momento que Simone Tebet, era a Prefeita e filha querida do grande senador. Foi o assunto regionalizado de maior importância de todo o ano de 2009, e poderemos dizer da década.
  Razão maior é que agora no primeiro aniversário da criação da grande Fibria, o jornal Correio de Três Lagoas quer estar ao lado de sua diretoria, seus milhares de funcionários, e do ideal que converge para o grande destino; neste momento que se tornam realidades todos os ideais de muitos pioneiros, com justiça, lembrar esses fatos, nada mais fazemos do que plantar o sincero agradecimento.
  Por tudo isto, fica aqui registrado o carinho, o respeito à grande empresa trêslagoense, que ajuda a construir uma nova nação, plantada que foi com sacrifícios de muitos, e hoje, a maior realidade para os filhos das futuras gerações sulmato-grossenses.
Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, e-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

Animal Life é o grande destaque de setembro, mês do médico veterinário



  Três Lagoas e região ganham a empresa “Animal Life Pet Shop-Centro Médico Veterinário”. Desde março do corrente ano, o conceituado médico veterinário Dr. Christovam Tabox Bazan inaugurou um dos melhores no gênero em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
  A nossa equipe de reportagem visitou suas modernas instalações, no corrente mês de setembro, e pode constatar a grande aceitação pela sua clientela; produtos de primeira qualidade e lideres no mercado. Prontos para atender às mais exigentes especificações. 
  Nessa visita, foi o Correio de Três Lagoas cordialmente recebido pela Sra. Camila Maria Tabox Nunes, ela presta serviços na clínica de seu irmão Dr. Christovam; Dona Camila tem curso de Auxiliar Veterinária pela conceituada universidade Uniterp.
  As suas modernas instalações, aliadas ao corpo de funcionários, sãos os mais  favoráveis a atender toda a região; constando com um amplo serviço em centro cirúrgico, Raio X, Ultrasom,  Banho e Tosa; e ainda:  Odontologia, Pet Shop, Hotel; atende também, setores interessados em Animais Silvestres, Cirurgia Geral e Ortopedia.
  Vale lembrar que o conceituado médico veterinário Dr. Christovam Tabox Bazan é formado pela Faculdade Veterinária de Garça-SP, e é neto do pecuarista e farmacêutico Christovam Bazan. É a tradicional família sempre presente no progresso de nossa cidade.
Da redação

Orlando Baez entrega nove veículos novos ao Iagro


  Durante cerimônia simbólica, ocorrida na tarde desta segunda-feira (13), no pátio da Monza veículos em Campo Grande, a Diretora da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Maria Cristina Rosa Galvão Carrijo, recebeu das mãos do Superintendente Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, as chaves de oito camionetes Ranger 4x4, que irão auxiliar no cumprimento da meta, de fiscalizar 1.500 hectares de soja (vazio sanitário da soja), aproximadamente 1.200 hectares de citros (sanidade dos citros), controle da doença Sigatoka Negra das bananeiras em sete municípios, entre outras ações de extrema importância na área de Defesa Sanitária Vegetal.
  Os veículos foram adquiridos por processo licitatório, mediante convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de aproximadamente dois milhões de reais, mais a contrapartida do Estado. Os recursos liberados até agora para a IAGRO, contemplaram a aquisição de nove veículos, sendo oito camionetes cabine dupla 4x4 e um veículo de pequeno porte, além de equipamentos de informática e aparelhos de GPS. Os veículos novos serão encaminhados para os municípios de Três Lagoas, Chapadão do Sul, Ivinhema, Dourados, Itaporã e Campo Grande.
  Segundo o Fiscal Federal Agropecuário, Ricardo Hilman, do Serviço de Sanidade Vegetal da SFA/MS, responsável pelo acompanhamento técnico do convênio com a IAGRO, os recursos liberados até o momento somaram hum milhão cento e trinta e quatro mil reais, faltando o repasse de mais seiscentos e trinta e sete mil reais, que deverão ocorrer conforme o cronograma de liberação dos recursos do convênio com o MAPA.
Informações mais detalhadas, com o FFA Ricardo Hilman – Fone: 3041-9331
e-mail: ricardo.hilman@agricultura.gov.br. Divulgação Técnica - SFA/MS
Jornalista Responsável: Valter Loeschner 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Legislativo Municipal homenageia os 206 anos de Allan Kardec



  Uma data especial merece uma celebração ainda mais marcante. Em outubro, será celebrado mundialmente o aniversário de 206 anos do nascimento de Allan Kardec, e as festividades vão igualmente movimentar todo o Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas, a data se reveste de um significado todo especial, porque desde 25 de novembro de 1997, graças à lei nº. 1.407 de autoria da vereadora Sônia Prado, o legislativo municipal instituiu outubro como o mês dedicado a Kardec, o grande codificador da Doutrina Espírita. As homenagens terão início já na segunda feira dia 04 de outubro, quando Allan Kardec Silva, vindo Uberaba MG, Abre o mês dedicado ao codificador no Grupo Assistencial Espírita  A candeia de Três Lagoas, e na terça feira as 9.00 da manhã em sessão ordinaria do Legislativo Municipal , Kardec profere palestra sobre “A Vida e Missão do Codificador”. 
  O Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, situado à Rua Allan Kardec, esquina com Francisco Cândido Xavier, na Vila Haro, também dedicará todas as sextas-feiras do mês, sempre às 19h00, ao codificador Allan Kardec. O ciclo de palestras contará com vários convidados homenageando Kardec. A abertura será no dia 01 de outubro com a destacada presença da Medica Dermatologista Dra. Maria Angélica Gorga; o coral Vozes da Fraternidade é convidado para o Musical de abertura. O professor Luis Otávio também é convidado para tocar suas flautas mágicas.
  No dia 08, o convidado para a palestra no Grupo Espírita José Grosso e Maria João de deus é Allan kardec Silva de Uberaba/MG e na sexta-feira, dia 15, será a vez de Waldemiro Giachetta, atuante no espiritismo de Três Lagoas ele é participante de trabalho do Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier em Três lagoas.e dia 23 será  a vez de Lane Zuque presidente do Grupo Assistencial Espírita Acandeias. Para fechar o mês dedicado a Kardec, a convidada é a professora Ana Maria Brito Leal Previato, do Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier de Três Lagoas.
  Vale lembrar que no começo de outubro  Allan Kardec de Uberabe MG,estará em Ilha Solteira/SP,Andradina/SP, e Paranaíba/MS. O
  Em Três Lagoas durante todo o mês de homenagens a Kardec serão promovidos sorteios de brindes, distribuição de livros e biscoitos.
  As homenagens não poderiam acontecer em local melhor: além de levar o nome de Maria João de Deus – mãe do saudoso Chico Xavier -, o centro está situado no encontro de duas ruas que homenageiam tanto Kardec quanto Xavier. Graças à iniciativa dos parlamentares, Três Lagoas foi a primeira cidade a designar uma rua com o nome do médium mineiro, com apenas 58 dias de seu desencarne.

Desencarna o escritor e jornalista Jesus Hernandez




  Na madrugada de domingo, 05 de setembro de 2010, no hospital de Juiz de Fora/MG, o escritor, jornalista e advogado Jesus Hernadez Martin, veio a desencarnar aos 81 anos de idade; rodeado de carinho de seus familiares e amigos deixou o mundo físico.  Foi casado com dona Francisca, com quem teve dois filhos: a empresaria Ana Márcia e o médico oftalmologista Ricardo Hernandez  Martin; tem ainda 04 netos; Jesus era irmão da conhecida tabeliã  Manoela H. Martin.
  Jesus era espírita praticante e realizava palestras por toda a região; certa vez, em Uberaba-MG,  foi convidado pelo filho adotivo de Chico Xavier dr. Euripedes Higino dos Reis, para escrever um livro espírita com total apoio da família, inclusive com o custo total da Obra, o que muito animou.  Luiz Correa, nosso estimado Luizinho foi quem levou dr. Jesus para conhecer Uberaba,  como também  a casa museu de Chico Xavier; esteve junto ao tumulo do Chico; em Uberaba participou ele Jesus como palestrante dos trabalhos de psicografia do médium Celso Almeida Afonso, no centro espírita Aurélio Agostinho;  também foi palestrante espírita em Três Lagoas , Andradina e outras cidades;  emocionado Luizinho fala que “foi ele quem mais motivou o jornal espírita de Três Lagoas a circular em 2.002”, e lembra mais: “ sempre me motivava a fazer o jornal de tanta luz!!”, como ele dizia. 
  Jesus Hernandez Martin gozava de grandes amizades. Foi amigo fiel do desembargador Joenildo Souza Chaves, e este prestigiou o Lançamento de suas 03 obras sobre a história de Três Lagoas e de Corumbá, como também a historia do pantanal.
  O Tribunal de Justiça fez homenageou a ele com o diploma e medalha do mérito da Justiça do MS; recebeu o titulo de “cidadão Três-lagoense” entre outras homenagens que ele recebeu em vida; foi com esta trajetória que nos deixou, para o sono eterno dos justos, e com certeza ficará gravado como aura de conforto à todos os lares de sua família e seus amigos.
  O Correio de Três Lagoas e o Jornal Espírita, através de sua diretoria, Jornalista Luiz Correa Filho, seus familiares, assinantes e leitores, marca neste momento a tristeza da perca; rejuvenesce a certeza de breve reencontro, sob as luzes da justiça divina que plena, a todos nós abençoa. 

Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, e-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Márcia Moura recebe Medalha do Mérito Policial Militar


  A prefeita Márcia Moura (PMDB) participou na manhã desta quarta-feira (1) da cerimônia de comemoração aos 175 anos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, realizada na sede do Comando Geral em Campo Grande. 
  Prestigiaram o evento o governador André Puccinelli (PMDB); o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini; o comandante-geral da PM, Carlos Alberto David dos Santos; o comandante do 2° BPM, major Wilson Monari; o capitão QOPM, Élcio Almeida, também homenageado com a Medalha da Insígnia do Mérito, e o vereador Tonhão (PPS).
  Na oportunidade, várias personalidades civis e militares do estado foram homenageadas com a entrega da Medalha do Mérito, a mais alta condecoração da PM, e a Medalha Insígnia do Mérito. Durante a cerimônia, aspirantes a oficial da PM também foram promovidos ao posto de 2º tenente.
  Durante o seu discurso, o comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, ressaltou os trabalhos prestados pela Polícia Militar e também os investimentos que têm ajudado na superação de desafios: “celebramos os 175 anos de bons serviços prestados a sociedade sul-matogrossense. Continuaremos firmes na luta com alicerce nas medidas preventivas de combate à marginalidade em parceria com a comunidade. No futuro, a PM vai continuar a desenvolver projetos e ações para proteger as pessoas, seu patrimônio e as instituições”, enfatizou o comandante.
  A prefeita Márcia Moura recebeu das mãos do governador do estado, André Puccinelli, a Medalha do Mérito Policial Militar e falou da importância de receber tal honraria: “é um orgulho e uma responsabilidade ser presenteada com essa medalha, que é a mais alta comenda da Polícia Militar, ofertada a pessoas que prestaram serviços à Corporação e que efetivamente contribuíram para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição”, disse Márcia, e acrescentou: “agradeço sobremaneira ao coronel David por ter me concedido a graça de receber esta comenda tão especial, e também ao major Monari e a todos os policiais militares com sede em Três Lagoas o meu profundo agradecimento e a minha admiração”.
Histórico
  No dia 5 de setembro de 1835 o governo do então Mato Grosso uno sancionou uma lei decretada pela Assembleia Mato-Grossense que criava o Corpo Policial com a denominação de “Homens do Mato”, com um efetivo de um comandante ou capitão, três cabos e 21 soldados. A unidade entrou para a história como o primeiro Corpo Policial no Estado de Mato Grosso.
  Por ocasião da Guerra do Paraguai, o corpo policial recebeu a tarefa de defender o território e recebeu outro nome: Companhia de Pedestres. Com a criação da República, foi feita outra mudança, e passou a chamar Força Pública. Em 1934, outra mudança de nome, Força Policial Militar e finalmente em 1947 foi intitulada Polícia Militar.
  De lá para cá, passaram 175 anos de história em defesa da cidadania e da segurança. A Polícia Militar é o órgão encarregado das missões de preservação da ordem pública e policiamento ostensivo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
Medalha do Mérito
  De acordo com o decreto de criação da Medalha do Mérito, o material é constituído por uma cruz, no modelo da Cruz Florenciada, confeccionada em prata de lei. No verso, apresenta sobre o cruzamento dos braços da cruz, um disco com o Brasão de Armas da Polícia Militar. No reverso, a medalha possui as legendas “Mato Grosso do Sul” (na parte superior), “Polícia Militar” (na parte inferior) e “Ao Mérito” (no centro). A fita é de gorgorão de seda vermelho sangue achamalotada com orlas brancas e frisos azul-frete.
  Em 2010, 17 pessoas recebem a honraria: general de Brigada Walter Souza Braga Neto; coronel PM Álvaro Batista Camilo; coronel PM Mário Sérgio de Brito Duarte; comandante do Comando Metropolitano do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, José Antonio Pereira dos Santos; Osvaldo Peláez Ramoz, da Polícia Boliviana; secretários estaduais – Carlos Alberto Said de Menezes (Semac), Tereza Cristina Corrêa da Costa (Seprotur) e Álvaro Cardoso de Ávila (Setas); diretor geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas; desembargadores do TJMS, Divoncir Schereiner Maran e Tânia Garcia de Freitas; prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura; prefeito de Anastácio, Cláudio Valério; procuradora-adjunta da PGE/MS, Daniela Basmage; procurador de Justiça Paulo Alberto de Oliveira; superintendente regional da PRF, Valter Favaro; e secretário de Governo de Campo Grande, Rodrigo de Paula Aquino.
Insígnia do Mérito 
  A Insígnia do Mérito é constituída pela mesma cruz da medalha. No centro da cabeça da cruz existe um suporte através do qual passa uma argola que se prenderá à fita. No anverso, a Insígnia apresenta, sobre o cruzamento dos braços da cruz, um disco carregado com o Brasão de Armas da Polícia Militar. No reverso é carregada com as mesmas legendas da medalha. A medalha é acompanhada ainda de placa, miniatura, barreta e roseta.
  Serão condecoradas com a Insígnia do Mérito 22 personalidades civis e 37 militares da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
Com informações da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul: www.pm.ms.gov.br
Fonte: Prefeitura Municipal

Corinthianos de Três Lagoas festejam os 100 anos do Timão

  
  Com angústia e muita dor o Brasil acompanhou em 1.968 a morte do trabalhador rural João Ferreira da Cunha, 23, que tornou-se uma referência mundial por ter recebido o primeiro transplante de coração no Brasil e toda América Latina em Maio de 1.968, cuja cirurgia foi comandada pelo brilhante dr. Euryclides de Jesus Zerbini.
  Ainda que o mundo todo tenha torcido pela recuperação do paciente, “ joão boiadeiro”, como era chamado, morreu 28 dias depois de ter feito a cirurgia.
  Por outro lado, bem saudável nascia em 1.953 em Três Lagoas Luiz Corrêa da Silveira Filho, Luizinho, que futuramente seria rotulado pela sociedade como sendo o maior três-lagoense corintiano, e que acompanhando jogos do “ timão” nos estádios e/ou através do rádio e televisão, ficaria encantado com a maestria do futebol corintiano apresentados por Rivelino, Neto, Vampeta, Edilson, Luizão, Roberto Carlos, Ronaldo fênomeno, Ronaldo, Dida, Felipe, Sócrates, Palhinha, Zenon, Biro- Biro, Nilmar, Tévez, Bruno César, Marcelinho Carioca, Walter Casagrande Júnior, Vladimir, Zé Maria, Gamarra, Guilherme, Elias, Tcheco, Iarlei, Defederico, Willian, Alessandro, e  o grande artilheiro Flávio, entre outros.
  Um futebol tão encantador, que levaria a Rede Globo de Televisão a transmitir jogos da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Paulista e Libertadores da América, com a maioria esmagadora desse as transmissões referente a jogos do “ timão” e com audiência superior a 30% durante essas transmissões esportivas, percentual bem acima daquele registrado por novelas de autores renomados e cuja audiência patina em 20%. Como se vê, comparecendo em massa nos estádios e/ou acompanhando jogos transmitidos pela televisão, tem valido para o corintiano aquilo que é cantarolado e dançado em todos os carnavais; “Ai, doutor, eu não me engano.
  Meu coração é corintiano” sobre o subjetivo hino “transplante de corintiano” bem composto por Gentil Jr, Manoel Ferreira e Ruth Amaral, letristas fantásticos e de grande percepção futebolística por terem visto com muita antecedência o valor daquela que num curto prazo se tornaria a segunda maior torcida brasileira organizada.
  Por isso, no centenário corintiano quero parabenizar outros companheiros que tem me ajudado a tremular em Três Lagoas a bandeira corintiana os quais considero muito; Luis Adriano, Larissa, minha netinha Geovanna Heleyne Cristina Garcia Marin(foto), Orlando Baez, Adonildo Santos, Adonias Narcizo dos Santos, Adonino Santos, Adilson Silva, Agenor Rocha, Antônio de Paula, Altair Rocha, Antônio Luiz Teixeira Empke Júnior, Francisco de Andrade, Getúlio Neves, Henrique Ferrian, Idevaldo Claudino, Joaquim Barbosa, José Gonzaga, Jessé Milanez, Luizinho Araújo Filho, Luiz Inácio Lula da Silva, Manoel Fernando Garcia da Silva, Manoel Amâncio da Silva, Matheus Pacheco, Paulo Barbosa, Simone Tebet, Bruno Henrique, Roeldes de Souza, Henrique, Roberto Mattos Rodrigues entre outros, que podem se orgulhar de terem conquistado títulos de campeão paulista, da Copa do Brasil, mundial de clubes 2.000 e brasileiro, além de campeão invicto da série B do campeonato brasileiro em 2.008.
Um centenário comemorado dia 1º de setembro e marcado por muitas emoções.
  Como diria o Galvão Bueno; ‘ haja coraçãooo”
  Por isso, nesta data comemorativa quero parabenizar os corintianos pela enorme paciência em aguardar ao longo desses anos a estruturação de uma grande equipe que ainda nos reserva grandes emoções futebolísticas, haja vista a Copa do mundo em 2.014 no Brasil, a inauguração do nosso estádio “fielzão” e queira Deus, disputar e conquistar o título de campeão da Libertadores”, declarou o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, Luizinho.
  Por Adilson Silva, jornalista FM Três Lagoas 101,7. Blog e twitter: adilsonsilvaradio.blogspot.com / http://twitter.com/adilsonradio