quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Márcia Moura recebe Medalha do Mérito Policial Militar


  A prefeita Márcia Moura (PMDB) participou na manhã desta quarta-feira (1) da cerimônia de comemoração aos 175 anos da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, realizada na sede do Comando Geral em Campo Grande. 
  Prestigiaram o evento o governador André Puccinelli (PMDB); o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Wantuir Jacini; o comandante-geral da PM, Carlos Alberto David dos Santos; o comandante do 2° BPM, major Wilson Monari; o capitão QOPM, Élcio Almeida, também homenageado com a Medalha da Insígnia do Mérito, e o vereador Tonhão (PPS).
  Na oportunidade, várias personalidades civis e militares do estado foram homenageadas com a entrega da Medalha do Mérito, a mais alta condecoração da PM, e a Medalha Insígnia do Mérito. Durante a cerimônia, aspirantes a oficial da PM também foram promovidos ao posto de 2º tenente.
  Durante o seu discurso, o comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, ressaltou os trabalhos prestados pela Polícia Militar e também os investimentos que têm ajudado na superação de desafios: “celebramos os 175 anos de bons serviços prestados a sociedade sul-matogrossense. Continuaremos firmes na luta com alicerce nas medidas preventivas de combate à marginalidade em parceria com a comunidade. No futuro, a PM vai continuar a desenvolver projetos e ações para proteger as pessoas, seu patrimônio e as instituições”, enfatizou o comandante.
  A prefeita Márcia Moura recebeu das mãos do governador do estado, André Puccinelli, a Medalha do Mérito Policial Militar e falou da importância de receber tal honraria: “é um orgulho e uma responsabilidade ser presenteada com essa medalha, que é a mais alta comenda da Polícia Militar, ofertada a pessoas que prestaram serviços à Corporação e que efetivamente contribuíram para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição”, disse Márcia, e acrescentou: “agradeço sobremaneira ao coronel David por ter me concedido a graça de receber esta comenda tão especial, e também ao major Monari e a todos os policiais militares com sede em Três Lagoas o meu profundo agradecimento e a minha admiração”.
Histórico
  No dia 5 de setembro de 1835 o governo do então Mato Grosso uno sancionou uma lei decretada pela Assembleia Mato-Grossense que criava o Corpo Policial com a denominação de “Homens do Mato”, com um efetivo de um comandante ou capitão, três cabos e 21 soldados. A unidade entrou para a história como o primeiro Corpo Policial no Estado de Mato Grosso.
  Por ocasião da Guerra do Paraguai, o corpo policial recebeu a tarefa de defender o território e recebeu outro nome: Companhia de Pedestres. Com a criação da República, foi feita outra mudança, e passou a chamar Força Pública. Em 1934, outra mudança de nome, Força Policial Militar e finalmente em 1947 foi intitulada Polícia Militar.
  De lá para cá, passaram 175 anos de história em defesa da cidadania e da segurança. A Polícia Militar é o órgão encarregado das missões de preservação da ordem pública e policiamento ostensivo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
Medalha do Mérito
  De acordo com o decreto de criação da Medalha do Mérito, o material é constituído por uma cruz, no modelo da Cruz Florenciada, confeccionada em prata de lei. No verso, apresenta sobre o cruzamento dos braços da cruz, um disco com o Brasão de Armas da Polícia Militar. No reverso, a medalha possui as legendas “Mato Grosso do Sul” (na parte superior), “Polícia Militar” (na parte inferior) e “Ao Mérito” (no centro). A fita é de gorgorão de seda vermelho sangue achamalotada com orlas brancas e frisos azul-frete.
  Em 2010, 17 pessoas recebem a honraria: general de Brigada Walter Souza Braga Neto; coronel PM Álvaro Batista Camilo; coronel PM Mário Sérgio de Brito Duarte; comandante do Comando Metropolitano do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, José Antonio Pereira dos Santos; Osvaldo Peláez Ramoz, da Polícia Boliviana; secretários estaduais – Carlos Alberto Said de Menezes (Semac), Tereza Cristina Corrêa da Costa (Seprotur) e Álvaro Cardoso de Ávila (Setas); diretor geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas; desembargadores do TJMS, Divoncir Schereiner Maran e Tânia Garcia de Freitas; prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura; prefeito de Anastácio, Cláudio Valério; procuradora-adjunta da PGE/MS, Daniela Basmage; procurador de Justiça Paulo Alberto de Oliveira; superintendente regional da PRF, Valter Favaro; e secretário de Governo de Campo Grande, Rodrigo de Paula Aquino.
Insígnia do Mérito 
  A Insígnia do Mérito é constituída pela mesma cruz da medalha. No centro da cabeça da cruz existe um suporte através do qual passa uma argola que se prenderá à fita. No anverso, a Insígnia apresenta, sobre o cruzamento dos braços da cruz, um disco carregado com o Brasão de Armas da Polícia Militar. No reverso é carregada com as mesmas legendas da medalha. A medalha é acompanhada ainda de placa, miniatura, barreta e roseta.
  Serão condecoradas com a Insígnia do Mérito 22 personalidades civis e 37 militares da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
Com informações da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul: www.pm.ms.gov.br
Fonte: Prefeitura Municipal

Um comentário: