O Desembargador Federal do Trabalho Francisco das Chagas Lima Filho esteve presente em Três Lagoas nos dias 23 e 24/08, acompanhado do Juiz Federal do Trabalho Ademar de Souza Freitas, para a Divulgação do Seminário “Reflexos do Novo Modelo de Produção e suas Repercussões nas Relações de Trabalho”, bem como da Semana Nacional da Conciliação.
Na oportunidade, num furo de reportagem direto do Foro Trabalhista de Três Lagoas e através do programa “Tarde Sertaneja”, comandado por Maguila, da Rádio Difusora AM 1250hz de Três Lagoas, o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, Luizinho, entrevistou por telefone e ao vivo para toda a região os dois Magistrados.
O Desembargador Francisco das Chagas, que também é o atual presidente da Escola Judicial do TRT da 24ª Região, se disse profundamente emocionado em retornar a Três Lagoas depois de mais de 18 anos e presenciar o espantoso desenvolvimento alcançado pela comunidade local, bem como a confiança e o alto grau de satisfação da população para com a Justiça do Trabalho, sobretudo porque foi o Juiz que aqui instalou a 1ª Vara do Trabalho.
Explicou aos ouvintes que a finalidade de sua vinda até nossa cidade é participar do Seminário “Reflexos do Novo Modelo de Produção e suas Repercussões nas Relações de Trabalho”, nos dias 23 e 24/9, no anfiteatro das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS), o qual se constitui no último evento externo realizado pela escola judicial no ano de 2010.
Destacou que a escolha de nossa cidade para sediar o referido evento deu-se em razão de um projeto de interiorização da escola judicial que está sediada em Campo Grande, mas principalmente pelo fato de Três Lagoas ser atualmente o segundo pólo industrial do Estado e contar com um grande contingente de trabalhadores.
Em seguida, dirigiu-se aos ouvintes da Rádio Difusora AM o Juiz Federal Ademar Freitas, esclarecendo que é o Coordenador da Semana Nacional da Conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul, a qual se realizará de 29/11 a 03/12 de 2010. Afirmou o Dr. Ademar que a Semana Nacional da Conciliação faz parte da programação relativa ao Movimento pela Conciliação lançado pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça em 2006, o qual tem por objetivo reduzir o enorme acervo de processos em trâmite pelas Varas e Tribunais de todo o Brasil, solucionando os conflitos pendentes por intermédio da conciliação, a qual se constitui em um dos meios mais eficazes de solução de litígios e harmonização das partes interessadas.
Destacou que a primeira Semana Nacional de conciliação ocorreu em 2007, ocasião em que mais de três mil magistrados e 20 mil servidores e colaboradores participaram, sendo atendidas 300 mil pessoas.
Concluindo a entrevista, o Juiz Ademar convidou os trabalhadores e empregadores de Três Lagoas e região, com processos trabalhistas pendentes e que tiverem interesse em solucionar tais conflitos mediante conciliação, a procurarem seus advogados para o fim de comunicar tal intenção perante o Foro Trabalhista de nossa cidade, a fim de que seus processos sejam incluídos na pauta de audiências da Semana Nacional de Conciliação. Ao final da entrevista, ambos os Magistrados agradeceram a oportunidade de veicularem suas mensagens através da conceituada emissora Rádio Difusora AM, bem como do destacado jornal “Correio de Três Lagoas”, ressaltando o importante papel da Justiça do Trabalho para a pacificação social, a qual vem atuando de forma decisiva para a solução dos conflitos existentes entre patrões e empregados.
Da redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário