Em Mato Grosso do Sul, a ex-prefeita Simone Tebet (PMDB) conquistou mais uma marca inédita em seu currículo, que se alia a fatos notórios da história de MS.
Além de ter sido a primeira prefeita do município de Três Lagoas, eleita em outubro de 2004 e reeleita com expressiva votação em 2008, Simone Tebet (42) acaba de ser também eleita a primeira mulher, vice-governadora do estado de Mato Grosso do Sul.
Não se pode ignorar que o resultado positivo de votos (704.407), que deu a vitória e reeleição ao governador André Puccinelli (PMDB) no primeiro turno, se deve também ao prestigio eleitoral e força política da ex-prefeita Simone Tebet, legitima herdeira da longa e histórica trajetória política de seu pai, o senador Ramez Tebet, nome que ocupou importante destaque na história da política nacional.
Antes de ingressar na carreira política de Mato Grosso do Sul, ao eleger-se deputada do PMDB, em 2004, com 25.250 votos, a advogada e professora Simone Tebet formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Ciência do Direito pela Escola Superior de Magistratura e mestra em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutoranda em Direito Constitucional, Simone Tebet começou a integrar o quadro de mestres do Ensino Universitário da Capital, em 1992. Foi professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (hoje Uniderp-Anhanguera) e nas Faculdades Integradas de Campo Grande (Fic-Unaes).
Na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, antes de candidatar-se a deputada, Simone Tebet foi Consultora Técnica Jurídica, no período de 1995 a 1997; e em seguida, até 2001, ocupou o cargo de Diretora Técnica Legislativa.
Como prefeita de Três Lagoas, cargo que assumiu em 1º de janeiro de 2005 até 31 de março de 2010, quando teve que renunciar para poder candidatar-se a vice-governadora, Simone Tebet também foi destaque na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomas-sul). Nessa entidade representativa dos municípios do Estado, Simone foi diretora de Assuntos Municipalistas e membro do Conselho de Representação do Centro Oeste na Confederação nacional dos Municípios.
Vale destacar que a mãe de Simone, dona Fairte se contagiou de alegria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário