A fábrica de fertilizantes da Petrobras será mesmo instalada em Três Lagoas e deverá entrar em operação em abril de 2014. A informação foi passada nesta terça-feira (27) pela prefeita Márcia Moura (PMDB), logo após o final da reunião que oficializou o empreendimento em Três Lagoas.
A reunião foi realizada na sede da PETROBRAS, no Rio de Janeiro, e contou com a presença, além da prefeita Márcia, do presidente da estatal, José Sergio Gabrielli de Azevedo, da diretora de Gás e Energia, Maria das Graças Silva Foster; do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB); da ex-prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), dos deputados federais, Valdemir Moka (PMDB), Geraldo Resende (PMDB), Marçal Filho (PMDB) e Antonio Carlos Biffi (PT); dos senadores Marisa Serrano (PSDB) e Delcídio do Amaral (PT) e do secretário de Estado de Fazenda de MS, Mário Sérgio Maciel Lorenzetto.
“Agora é oficial. A maior fábrica de fertilizantes do mundo é de Três Lagoas. Estamos muito felizes. Nós de MS e toda a diretoria da PETROBRAS. A agilidade, a dedicação e a presteza de MS foram decisivas no processo de escolha pelo nosso estado. Como o próprio presidente Gabrielli disse, a estatal foi atendida por MS em tudo que foi solicitado e isso consolidou a escolha de Três Lagoas para implantação do empreendimento”, comemorou a prefeita Márcia.
Maior do mundo
Segundo a prefeita Márcia, a fábrica da Petrobras em Três Lagoas será a maior fábrica de fertilizantes do mundo, com produção anual de 1 milhão e 250 mil toneladas/ano de uréia granulada e perolada e 81 mil toneladas/ano de amônia.
Após a instalação definitiva, também será agregada a produção de nitrogênio e potássio.
O empreendimento será instalado na Rodovia BR 395, na mesma região onde estão instaladas as fábricas da International Paper e Fibria em terreno adquirido pelo Governo Estadual e Prefeitura, pelo valor de R$ 5,98 milhões.
“O terreno ainda está em processo de desmembramento, por isso não entregamos à estatal a escritura definitiva, como estava previsto para esta reunião. A entrega deverá ser feita aqui em MS, pelo governador André, durante visita da diretoria, em data ainda a ser marcada”, informou Márcia.
O governador André Puccinelli garantiu ao presidente da Petrobras, que vai acompanhar de perto o processo de liberação das licenças necessárias para começo das obras. Segundo o governador, as licenças, Prévia e de Instalação, deverão ser emitidas juntas, até o mês de outubro deste ano, para agilizar o processo.
Técnicos de uma empresa terceirizada, contratada pela Petrobras, já estão em Três Lagoas realizando estudos para a medição e elaboração dos projetos para as licenças necessárias e o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental- (EIA/RIMA). Este estudo está previsto para ser concluído até agosto deste ano.
A construção da fábrica de fertilizantes está prevista para ser iniciada até o segundo semestre do próximo ano. O projeto da nova fábrica de amônia e uréia, usados na fabricação de fertilizantes no Mato Grosso do Sul, vai se juntar às unidades da Bahia e Sergipe.
A fábrica de fertilizantes da Petrobras de Três Lagoas receberá investimentos de aproximadamente US$ 2,2 bilhões e deve gerar cerca de sete mil empregos diretos (na fase de construção) e cerca de 500 quando entrar em operação.
Os fertilizantes produzidos em Três Lagoas devem suprir a deficiência do Brasil neste setor, que atualmente só produz 10% do que usa.
Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário