Juliano Rojas Maia(foto), nascido em Três Lagoas no dia 08 de fevereiro de 1979, filho do médico Dr. Adir Pires Maia e da professora universitária Jucimara Silva Rojas, quando ainda tinha 10 anos de idade, disse, numa conversa com os pais, que queria ser diplomata.
Após algum tempo, fazendo um levantamento em bibliotecas de algumas universidades, pegou o endereço do Instituto Rio Branco, em Brasília (DF), onde solicitou informações sobre o melhor caminho para se tornar um diplomata.
A carta, de um garoto de 10 anos, causou grande repercussão junto à diplomacia brasileira. Responderam-lhe imediatamente, e, enviaram um grande envelope amarelo contendo toda a orientação para o futuro diplomata. Ele, orgulhosamente, carregava, com cuidado, nas mãos pequenas, aquele grande envelope e prometia a todos que encontrava, cumprir à risca as orientações para ingressar na diplomacia brasileira.
Juliano tem mais três irmãos: Cassiano médico atuando hoje em três lagoas Adir JR médico radiologista trabalhando no hospital Auxiliadora; a família vai inaugurar em maio uma das melhores clinicas médicas de MS, e a caçula Maria Luíza que estuda no Objetivo.
E, atento às informações do Instituto Rio Branco, não mediu esforços para conquistar, não apenas um diploma em curso superior, mas dois; e, não apenas duas línguas estrangeiras, mas três. Portanto, preencheu com louvor as exigências do Instituto.
Juliano iniciou os seus estudos em Três Lagoas, fazendo o primeiro grau no Objetivo/NAVE Foi para Curitiba, aonde cursou o segundo grau no Colégio Positivo. Graduou-se em Direito pela PUC, em São Paulo, e Ciências Sociais e Política na USP. Também especializou-se em três línguas estrangeiras, aonde fala e escreve fluentemente inglês, francês e espanhol.
Para aprimorar seus conhecimentos em inglês, foi morar no Canadá por quatro meses, em Vancouver.
Aqui um resumo da escalada profissional de Juliano: Em 2004, ele era terceiro Secretário de carreira de Diplomata e participou com louvor do programa de formação e aperfeiçoamento do Instituto Rio Branco (IRBr); em 2005, foi promovido por méritos à Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares do Ministério das Relações Exteriores (MRE); EM 2006, adquiriu o honroso título de Mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco; em 2007, Segundo Secretário e no dia 15 de outubro 2,009 foi nomeado assessor do ministro das Relações Exteriores, ou seja, cargo de confiança, acompanha o Ministro em todas as viagens ao exterior. Em 18 de abril de 2.008 conclui o LIV curso de aperfeiçoamento de Diplomatas. Em 26 de junho de 2.009 foi promovido a primeiro Secretário da Carreira de diplomata. Na terça-feira dia 20 de abril 2010 foi condecorado pelo presidente da republica Luiz Inácio da Silva na ordem de Rio Branco, no grau de Oficial. Vale lembrar que dia 20 é o dia do Diplomata, e no dia 22 ele foi comunicado e oficializado pelo presidente Lula para acompanhar o ministro de relações exteriores Celso Amorim em visita oficial ao Teerã, retornando na noite de terça-feira 27. Falando a nossa reportagem Juliano Maia disse: “Missão Cumprida. A diplomacia sempre prevalece na ordem na ordem dos direitos.”
O pai, Adir Pires Maia, e a esposa, gerente da Caixa Econômica Federal Nilza Nóia Maia, tiveram uma participação especial no sucesso de Juliano.
Adir lembra-se das dificuldades para manter os seus três filhos em faculdades, em cursos de idiomas de renome internacional e também no exterior.
Os avós paternos, o pecuarista, Arcebil de Souza Maia, popular Maete, e dona Nair Azambuja Maia, sentem muito orgulho do neto e se emocionaram ao revelar à nossa reportagem que tinham um sonho: ver o neto com o título de Diplomata do Brasil.
Mas não são somente os avós a sentirem orgulho de Juliano – todos os três-lagoenses sentem o mesmo, por um filho da terra conseguir galgar um posto tão alto, levando o estado de MS a ficar conhecido em vários lugares.
Da redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário