sexta-feira, 28 de maio de 2010

Destacado jornalista Elvio Eloy Lopes, festeja seu aniversário

     O jornalista Elvio Eloy Lopes, nascido em Caracol (MS), no dia 28 de maio, exerce a profissão há 30 anos; é editor do Caderno Região, do Diário MS em Dourados.
    Elvio Lopes foi radialista, tendo atuado na Rádio Amambai, como apresentador de programa sertanejo e popular e jornalismo e repórter; Rádio Itaporã (1989/1990), como apresentador, editor e repórter; na Rádio Clube de Dourados, como apresentador.
   Na Rádio Tupinambás, também em Dourados, no início da década de 90, como repórter, apresentador de programas de jornalismo e de música sertaneja. Na mesma emissora, no início desta década, apresentou um programa semana de música paraguaia.
   Em 1993, ingressou como jornalista no Jornal Correio do Estado, como correspondente nas áreas policial e geral para Dourados e região, onde permaneceu até 2007.
   Trabalhou também no Jornal O Progresso, como editor do Caderno B, de cultura; Polícia e Cidades (regional), no período de 1996 a 2004. Ingressou no Jornal Diário MS no final de 2004, onde foi editor do Caderno 2 e Polícia e permanece no Região.
  Elvio ainda é servidor público municipal em Dourados, atuando como jornalista nas administrações dos ex-prefeitos Braz Melo (1989/1992); Humberto Teixeira (1993/1996); Braz Melo (1997/2000) e nas duas administrações de José Laerte Tetila (2001/2008) e, na atual gestão, atende como jornalista na Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: Luiz Corrêa da Silveira Filho

Trêslagoenses participam do jogão Corinthians X Grêmio Prudente


      O jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho acompanhado por Henrique, Luiz Araújo, Bruno Henrique, estiveram em Presidente Prudente nesta quarta feira 26 e foram assistir o jogão de bola entre Corinthians X Grêmio Prudente. O jornalista Luizinho foi recepcionado no Prudentão por uma comissão da CBF e FPF pelo prefeito municipal de Presidente Prudente Milton Carlos de Mello(foto) em nosso twitter e no blog, registramos o jogo com duas fotos.
      Dos males, o menor. Se os 100% de aproveitamento foram para o espaço nesta quarta-feira, o Corinthians evitou a primeira derrota no Campeonato Brasileiro. Com uma atuação instável e depois de estar duas vezes atrás no placar, o Timão arrancou um empate por 2 a 2 com o Grêmio Prudente, no estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, e manteve a primeira colocação. Wanderley e Diego fizeram para os donos da casa. William e Bruno César deixaram tudo igual.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ofensivas só na aparência

     Muitas pessoas podem até acreditar que a preservação do meio ambiente depende de ações grandiosas e, geralmente, implantadas pela administração pública. Mas, na verdade, muito pode ser feito por qualquer um de nós no cotidiano. Um dos exemplos mais fortes nesse sentido é a maciça utilização dos sacos plásticos para transporte de pequenos produtos, que se popularizou a partir da década de 1970 em praticamente todo o planeta. Aparentemente inofensivo, este produto em contato com a natureza gera muitos transtornos caso não tenha destino adequado. A questão cada vez mais chama a atenção, gerando campanhas espontâneas, espetáculos teatrais e ações em escolas para reverter este quadro.
   Os números em torno do assunto impressionam. Em todo o mundo, anualmente, são produzidos 500 bilhões de unidades, equivalente a 1,4 bilhão por dia. No Brasil, a fabricação e utilização também preocupam: 1 bilhão de sacolinhas saem dos supermercados todos os meses. Na média, seria algo em torno de 66 sacolas, por brasileiro, em 30 dias.
     Dependendo da situação, as sacolas levam 100 anos para se decompor no meio ambiente, com isso os problemas que acarretam são vários e graves. Existem locais no mundo, principalmente na Ásia e Europa, que realizam operações sistemáticas para evitar a proliferação e o uso inadequado deste produto.
     Ao tomar consciência da questão, um grupo de amigos virtuais de Campo Grande, que se conheceu por meio de redes sociais, resolveu arregaçar as mangas e levar o assunto para a ordem do dia. “O grupo nem nome tem, juntamos pessoas dos 18 aos 70 anos, de várias áreas profissionais, para um trabalho de cunho social com relação a esse problema dos sacos plásticos”, explica o consultor financeiro Cássio Rodrigues Pereira, um dos organizadores do movimento denominado “Dia 100 sacola”.
     Como ação centralizada na internet, mas com apoio de mídias tradicionais como o jornal Correio do Estado e a Rádio Cultura, em 28 de novembro de 2009 o grupo ocupou a Praça Ary Coelho e propôs trocar 20 sacolas plásticas por uma sacola de tecido, com possibilidade de longo período de utilização, e uma muda de árvore nativa. A iniciativa superou as expectativas. Foram arrecadados cerca de 6 mil metros de plásticos e distribuídas 650 sacolas de tecido.
     Ação em junho
    Nova iniciativa acontecerá no dia 26 de junho, novamente em um espaço público. “O problema das sacolas plásticas apareceu nos comentários do pessoal que participava da rede social. Muitos falaram do problema na beira dos rios, onde podem ser encontradas”, aponta a jornalista Liziane Berrocal(foto), outra organizadora do evento. “Um aspecto importante é que esses saquinhos plásticos, como são leves, quando descartados inadequadamente acabam chegando ao Pantanal, na beira dos córregos, gerando problema enorme”, prossegue a jornalista.
     O grupo pretende que o movimento chegue a outros pontos do Estado. “Seria um desafio às cidades observar quem arrecada mais plásticos durante a campanha”, enfatiza Cássio(foto). A perspectiva é de que, nesta segunda edição, a promoção estabeleça a marca de 30 mil metros de plásticos arrecadados – cada sacola é amarrada a outra, formando uma corrente – e sejam distribuídas três mil sacolas retornáveis e cerca de duas mil sacolas retornáveis e cerca de duas mil mudas de plantas nativas.
     Outra ação que fará parte da atividade é a realização de um simpósio de conscientização. A definição da programação acontecerá nos próximos dias. A promoção tem apoio do Correio do Estado e da Geonativa Florestal, além de outros apoiadores. O material arrecadado é doado para reciclagem.
     Na avaliação de Cássio, a questão da utilização dos sacos plásticos é complexa e exige atenção de todos. “Não somos radicais, dizendo que não pode ser utilizado, mas deve acontecer de forma consciente, o consumo tem que ser inteligente”. Mais informações no endereço http://consumosustentavel.wordpress.com ou pelo telefone 9235-1404.
Foto cedida gentilmente pela jornalista Liziane. Nesta estão a jornalista, Cássio, Geraldo e Valreis.

Fonte: Correio do Estado

Jovem de família tradicional fortalece administração de Márcia Moura

     Noticia das mais alvissareiras tomou conta da cidade, quando foi anunciado pela prefeita Márcia Moura, quando da sua investidura à frente de Três Lagoas; entre muitas das suas ótimas iniciativas, se sobressai o convite e a posse do jovem Marco Garcia de Souza, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
     A cidade e o município que tem a felicidade de estar criando as melhores oportunidades para os empreendedores nacionais têm, com essa brilhante aquisição, um ótimo companheiro; filho de tradicional família da região, já conquistou seu espaço através dos estudos de sucesso em diversas áreas; também recebeu de seus pais os melhores conhecimentos e da amizade.
     Formado pela Faculdade de Agronomia de Uberaba, no Estado de Minas Gerais, também tem especialização em Administração do Agro-negócio; já exerceu altas funções de relevo em empresas do porte das Fazendas Colina, Sertão, Matão e Oásis; exerceu junto à Fundespec – Fundo de Desenvolvimento da Pecuária de Corte, de São Paulo, atividades na elaboração de projetos, auditoria de frigoríficos e criação de informações de Gado de Corte.
     Passou por empresas no exterior, onde pode praticar outras atividades em sua área de atuação. Na Nova Zelândia, fez estágio em zootecnia; voltou depois para trabalhar na Fazenda Três Lagoas onde exerceu as funções de gerente de Zootecnia,
     Por todas estas razões, está de parabéns a administração do município, bem assim a classe empresarial que recebe pessoa de alto conceito; falando inglês fluente, e espanhol, poderá representar Três Lagoas em eventos inclusive internacionais.
     Filho do pecuarista Claudio Garcia de Souza, popular Cláudio Totó e Ledir Garcia de Souza, família tradicional, proprietários e produtores rurais. Marcos tem dois irmãos Fernando e Leda Garcia, ambos atuantes na pecuária, inclusive sendo ela Leda ex Presidente do Sindicato Rural de nosso município.
     Bem vindo Marco Garcia, que seu trabalho seja brilhante e nossa região se fortaleça, pelas suas mãos, sua inteligência e sabedorias adquiridas, prontas para altas realizações.

Da Redação

terça-feira, 18 de maio de 2010

Presidente executivo do SICREDI no Brasil realiza palestra em Três Lagoas

Ademar Schardong apresentou as principais as principais projeções econômicas para 2010 e destacou o desafio do gestor contemporâneo no atual cenário econômico brasileiro



     No dia 14 de maio, às 19h30min, o presidente executivo do SICREDI no Brasil Ademar Schardong, realizou palestra aberta ao público com o tema: “O cenário para a economia brasileira em 2010”. Realizado no auditório da nova unidade de atendimento do SICREDI em Três Lagoas, o evento contou com a presença de um excelente público, formado por lideranças públicas e empresariais, imprensa, empresários, dirigentes, conselheiros, colaboradores e associados da cooperativa de crédito. Dentre as autoridades que prestigiaram a palestra, estava à prefeita municipal Márcia Moura, o presidente da SICREDI Federal MS e presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul Celso Ramos Regis, o gerente da Unidade de Atendimento do SICREDI no município Alex Ferreira, o presidente da Associação Comercial e Industrial Joaquin Romero Barbosa, o conselheiro da FIEMS José Paulo Rimoli, e os diretores do Campus da UFMS em Três Lagoas e Paranaíba, José Antonio Menone e Eliana Sales, respectivamente. Na abertura do evento, a prefeita Márcia Moura, registrou a trajetória do SICREDI no município, destacou seu orgulho por ser uma das associadas da cooperativa de crédito e frisou as principais realizações e conquistas econômicas, sociais e políticas de Três Lagoas nos últimos anos, as quais elevaram o município a uma posição de destaque no cenário econômico brasileiro e contribuíram para o crescimento industrial e desenvolvimento empresarial de Mato Grosso do Sul. O presidente da SICREDI Federal, Celso Ramos Régis, destacou em sua mensagem a importância de Três Lagoas para o SICREDI e reforçou o compromisso que a cooperativa tem com o desenvolvimento econômico e social do município, ao atuar como uma instituição financeira agregadora de renda e alternativa aos bancos convencionais.
     Abordando o cenário para a econômica brasileira em 2010, o presidente executivo do SICREDI Ademar Schardong, apresentou o cenário básico elaborado pela equipe econômica do Banco Cooperativo SICREDI, recentemente premiado pelo segundo ano consecutivo como instituição destaque entre as dez melhores no ranking “TOP 10 Geral” da Agência Estado de Projeções e com o prêmio “TOP FIVE” do Banco Central, que classificou o SICREDI como uma das cinco melhores instituições em projeções econômicas do Brasil.
     Como principais projeções econômicas para 2010, Schardong destacou que a economia brasileira está vivendo um momento de grande crescimento e amadurecimento, que asseguram um cenário econômico otimista e próspero, tanto para empresas, quanto para a população em geral. Para o executivo, as principais projeções econômicas brasileiras em 2010 seriam de: 6% para o Produto Interno Bruto (PIB); R$ 1,85 para a Taxa de Câmbio; 5,1% para a Inflação (IPCA) e 12% para a Taxa de Juros Básica (SELIC). Dentre os principais riscos previstos para este cenário destacam-se: i) o agravamento do problema fiscal na Europa, com os efeitos negativos espalhando-se para outras economias; ii) a aceleração da inflação acima do esperado e; iii) as campanhas presidenciais com manifestações de alteração significativa da condução da política econômica, único item classificado como de baixo risco.
     Na avaliação dos indicadores de renda, o presidente executivo do SICREDI destacou que nos últimos 10 anos, a “classe C” vem perdendo espaço na pirâmide social, porém, há um ganho real em todas as classes, da ordem de 83%, o que aumenta o poder de compra de famílias antes afastadas do consumo, indicando uma redução da desigualdade de renda no país, fato considerado muito positivo e gerador e grandes oportunidades. Sobre a economia local, Schardong reconheceu o dinamismo econômico e empreendedorismo presente em Três Lagoas e alertou que o município deverá manter atenção redobrada nas suas questões estruturais, a fim de atender as demandas econômicas e sociais decorrentes do expressivo crescimento industrial e desenvolvimento empresarial. No encerramento da palestra, o executivo destacou os principais desafios do gestor contemporâneo e citou exemplos de como o mau uso do poder de influencia pode prejudicar o desenvolvimento econômico e social brasileiro.
     Currículo:
    ADEMAR SCHARDONG é Bacharel em Direito, Presidente Executivo do SICREDI, onde exerce as funções de: Diretor-Presidente do Banco Cooperativo SICREDI (desde sua fundação em outubro de 1995), Diretor-Presidente da Confederação SICREDI (a partir de março de 2009) e Presidente da Fundação SICREDI (desde sua fundação em junho de 2006) e autor do livro Cooperativa de Crédito – Instrumento de Organização Econômica da Sociedade. Com relevante experiência no mercado financeiro e profundo conhecedor do cooperativismo brasileiro, já realizou inúmeras viagens de estudos internacionais, onde conheceu os sistemas cooperativos da Bélgica, Alemanha, França, Holanda, Espanha, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, dentre outros.
     Sobre o SICREDI:
     O SICREDI é um conjunto de cooperativas de crédito presente em 10 estados brasileiros, com mais de 1000 pontos de atendimento, 1,6 milhão de associados e R$ 18,5 bilhões em recursos totais administrados. Por meio das 128 cooperativas de crédito do SICREDI, pessoas físicas ou jurídicas podem ter acesso a produtos financeiros como conta corrente, cartão de crédito, investimentos, seguros, além de facilidades como caixas eletrônicos e serviços pela Internet. A principal diferença em relação aos bancos convencionais é que, em vez de clientes, o SICREDI tem associados. São todos donos do negócio, que crescem junto com suas cooperativas e saem ganhando sempre que usam os produtos e serviços, pois os resultados de uma cooperativa de crédito são repassados aos seus associados, proporcionalmente ao volume de suas operações.

Fonte: Márcio Girardi, Gerente de Comunicação e Programas Sociais

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Jornais e Placa de rua de Três Lagoas é peça oficial na Casa Museu de Chico Xavier

     Quem vai a Uberaba, Estado de Minas Gerais, tem destino certo, conhecer a residência do maior médium do planeta que morou e trabalhou naquela cidade por mais de 50 anos; trata se de Francisco Cândido Xavier, popular Chico Xavier.
     Na casa que ele morou e desencarnou no dia 30 de junho de 2002, virou Casa Museu de todos os seus pertences, que é administrado por seu filho o cirurgião dentista dr. Eurípedes Higino dos Reis; ele administra todos os pertences pessoais de Chico Xavier; estima-se que visitam a residência do médium mineiro mais de 600 pessoas ao dia; de Três Lagoas, no Estado de Mato Grosso do Sul, é destaque na Casa Museu várias peças de jornais; especificamente o Jornal Espírita de Três Lagoas como também o Correio de Três Lagoas; dentro da residência tem duas placas da primeira homenagem que Chico Xavier recebeu no Brasil; o jornal Espírita logo na entrada da sala onde vivia e ficava até altas horas da madrugada datilografando os seus livros; coisa que ele adorava de fazer... Está estampado a edição toda colorida; em uma linda moldura em frente outra edição do jornal quando ainda era em preto e branco!
     O jornalista Luiz Correa da Silveira filho, junto com sua esposa Elzi, amigos Floriso e Ivone, acompanhados do médium Allan kardec Silva, se emocionou durante a visita; tanto que Luizinho foi às lágrimas de tanta emoção: “ nunca em toda minha vida esperava que um dia um pedaço de nosso coração pudesse estar dentro da casa de Chico Xavier..”; se expressou também que “é muito emocionante...”; Luizinho chorou muito!



     A Placa também é grande destaque na casa



     A Rua foi uma justa homenagem que Três Lagoas fez ao médium mineiro. Com apenas 58 dias após o seu desencarne, Márcia Moura – vereadora à época foi a autora da Lei que homenageou Chico Xavier; primeira homenagem no Brasil que o médium recebeu, sendo o nome de uma Rua que fica em frente o Centro Espírita José Grosso e Maria João de Deus. Hoje para felicidade nossa, a ex-vereadora é a Prefeita do Município.
     A Rua fica em um bairro humilde e simples da cidade – vila Haro; não deve ser por uma simples coincidência que a ex Prefeita Simone Tebet inaugurou o CRASE (Centro de Referência da Assistência Social) que atenderá mais de 5.000 jovens ao dia, funcionando ao lado da Rua Chico Xavier, que passa ao fundo do referido Centro. No conjunto entre o Crase, e o Centro Espírita José Grosso e Maria João de Deus, serão as bênçãos de graças que a cidade deve receber para todo o sempre. Grandes ações em beneficio de uma comunidade e seguindo os exemplos do grande Francisco Cândido Xavier.



Da redação.



Lembranças do exemplo de amor que foi o espírita Gabriel Marques Fernandes

     O Jornal Espírita de Três Lagoas tem a grande honra de prestar uma homenagem a um dos grandes batalhadores pela causa, e com grandes serviços prestados; estamos falando de Gabriel Marques Fernandes, grande colaborador do Grupo Espírita José Xavier, onde plantou um apostolado no correr de sua vida santificada.

     Nasceu aos 20 de fevereiro de 1936, e descarnou aos dias 08 de dezembro de 2004; filho do Estado do MS, veio ao mundo na Fazenda Boa Vista, no Município de Inocência; seus pais Antenor Fernandes de Souza e dona Izaura Marques; passou sua infância no meio rural, aos moldes de educação rígida, junto a natureza, cercado de muito amor. Desconhecemos as peraltices inerentes à sua infância.

     Casou-se com apenas dezenove anos, com sua noiva Demésia e durante três anos viveram na fazenda. Desse feliz convívio nasceram seus filhos: Emanuel, Ivone e Aracely (já falecidos), e Izaura, Rosana e Alcione, todos Marques Fernandes.

     Em 1961, o jovem casal monta uma Farmácia, município de Ribas do Rio Pardo, e deu nome de seu filho, Farmácia Emanuel; ali permanecendo por longos nove anos, iniciando sua vida toda dedicada à área da saúde e preocupado em servir, aliviando dores, aprendendo a difícil arte de amar o próximo. Nesta época, tive a oportunidade de conhecer o nosso Bié. Relatou-me sua esposa, fato interessante: uma de suas filhas estava enferma e necessitando de cuidados especiais, ausentou-se do lar por mais de três horas, coisas que só os que despertam para as coisas de um humilde Nazareno, Jesus, pode entender. Nesta época iniciava-se no aprendizado da doutrina Espírita, tendo como confidente orientadora, Ivone do Amaral Pereira, médium respeitada e autora de inúmeras obras psicografadas e editadas pela nossa respeitável Federação Espírita Brasileira; recebeu entre tantas “Memórias de um suicida”.

     Em 1970, vem com a família residir em nossa querida cidade de Três Lagoas, trabalhando no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, como enfermeiro; nas horas de folga, prestava serviços na Farmácia Paratodos, do saudoso irmão companheiro Jary Mercante. Prestou serviços á Farmácia bom Jesus do querido irmão, saudoso Jaime da Silva Neves.

     Nesta época, vem prestar seus serviços na Farmácia Bazan, em tempo integral, ali permanecendo por longos anos, se não me falha a memória uns nove ou dez anos. Falar dessa criatura é para mim, motivo de muito orgulho; os que o conheceram e tiveram a honra de conviver com ele sabem muito bem o valor das oportunidades que amealhamos com esse convívio; seu modo de tratar o próximo, jeito carinhoso de servir demonstrando sempre sua humildade; aceitação com os reveses que a vida nos cobra de dívidas amealhadas durante nossa caminhada, foram motivos de grandes exemplos por ele deixados entre nós.

     Nessa época sofre um enfarte. Encaminhado para Campo Grande, sofre cirurgia cardíaca com muito sucesso; retornando entra em licença médica; dois anos depois justa e merecida aposentadoria. Parou por ai? De jeito nenhum, foi prestar serviço voluntário no Lar dos Velhos: Eurípedes Barsanulfo, ali permanecendo por longos anos; incansável e dedicado, como sempre foi na área que o seduzia: a Saúde.

     Merecida, pois essa homenagem, que essa cidade presta a um cidadão digno, honesto e trabalhador, ganhando o sustento de sua família com o suor de seu trabalho. Bié, onde estiveres, saiba que admiramos seu jeito de ser, sua amizade permanece conosco hoje, agora e sempre. Continue a ser essa pessoa prestativa, humilde e humana que sempre foste quando entre nós. Obrigado Bié, que Jesus continue a iluminar os teus passos, amparando os familiares e as pessoas irmanadas neste teu ideal de servir.

     Vale lembrar que no último dia de mandato da prefeita Simone Tebet, dia 31 de março de 2010, foi inaugurado um posto de saúde no bairro Interlagos em seu nome. O grande líder dos espiritismo em Três Lagoas Bazan se fez presente, e emocionado falou do grande amigo e irmão fiel que foi Gabriel. Abaixo alguns trechos da reportagem realizada pela comunicação social de nossa prefeitura.

     Participaram da inauguração a vice-prefeita Márcia Moura; o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Milan (PMDB); os vereadores Celso Yamaguti (DEM); Jorge Martinho (PMDB) e professor Nuna Viana (PMDB); secretários, diretores e servidores municipais; familiares e amigos do homenageado; e moradores da região.

     O senhor Bazan, amigo e proprietário da farmácia onde Gabriel Marques Fernandes trabalhou durante vários anos, parabenizou a prefeita pela realização de mais uma obra, especialmente pela homenagem: “esta obra era um sonho deste senhor, um companheiro que passei a conviver a partir de 1961; durante mais de 20 anos ele se dedicou ao lar dos velhos e muitas vezes, montado numa bicicleta realizava visitas fraternas. Em nome da família agradeço à prefeita por esta homenagem, pois ela nunca mediu esforços para se dedicar e agora sabemos que irá contribuir muito mais por Três Lagoas, continuar o seu trabalho porque ela tem uma história dentro de si, e essa história tem início com Ramez Tebet”, agradeceu Bazan.

     Representando a Câmara de Vereadores, Celso Yamaguti parabenizou a Administração Municipal pelo trabalho desenvolvido em parceria com o poder legislativo: “quero parabenizar a Administração Municipal por mais esta obra realizada com o apoio da Câmara de Vereadores, pois juntos trabalhamos pela população três-lagoense”.

     A secretária de Saúde, Elenir Neves, destacou que esta é uma grande conquista para os moradores da região que ganharam uma nova estrutura de Saúde de acordo com as normas da vigilância sanitária: “estamos inaugurando hoje uma nova estrutura e tenho o orgulho de dizer que esta Estratégia de Saúde da Família está dentro das normas da vigilância sanitária proporcionando melhores condições de trabalho aos nossos servidores e as pessoas que aqui serão atendidas” enfatizou Elenir.

     A prefeita Simone Tebet agradeceu ao apoio dos vereadores e também a gestão passada da Câmara Municipal que devolveu aos cofres públicos parte da verba utilizada para esta obra: “inauguramos hoje a nossa última obra da Saúde e fico muito feliz por ser uma obra para a saúde pública. Hoje a Administração Municipal repassa 25% de tudo o que arrecada para a saúde pública, mas é preciso que o Município, o Estado e Governo Federal trabalhem em prol desta questão porque sozinhos não conseguiremos resolver esse problema. Não importa onde estarei, como cidadã, com meus direitos e deveres, estaremos juntos nesta luta”. Sobre a homenagem a Gabriel Marques Fernandes, acrescentou: “estamos aqui para tirar uma lição, de que uma cidade se faz pelo trabalho de milhares de anônimos que estão neste momento nas fábricas, nas escolas, no comércio; o nome dele está aqui para ser lembrado, e para que todos os anônimos que lutam pela cidade se sintam homenageados”, salientou a prefeita.

     Estrutura

     A nova estrutura da ESF Interlagos possui uma área de edificação de 327,09 metros quadrados composta de pórtico de acesso; salão de espera; balcão de atendimento/arquivo; sala de agentes/reunião; farmácia; administração; sala de imunização; sala de inalação; sala de curativos; dois sanitários adequados para atender os portadores de necessidades especiais (feminino e masculino); dois sanitários para os funcionários (feminino/masculino); um banheiro para atender os pacientes do consultório ginecológico; um banheiro barreira para sala de esterilização; copa/área de serviço coberta; sala de esterilização; sala de utilidades; consultório odontológico; consultório ginecológico; dois consultórios (clínico geral); depósitos de resíduos sólidos de saúde – RSS; varanda; calçamento externo; acesso para veículos; estacionamento para motos e automóveis e bicicletário. A obra foi executada de acordo com as normas de acessibilidade totalizando um investimento de R$ 703.543,10.

Da redação.

Virtudes e Vícios

     Na questão 909 do LE, Kardec pergunta se o homem poderia sempre vencer suas más tendências pelos seus esforços.
     Os Espíritos Benfeitores respondem que “Sim, e algumas vezes por fracos esforços. É a vontade que lhes falta” ; e encerram a resposta com o seguinte comentário: “Quão poucos dentre vós fazem esforços”.
     Sabemos o que é virtude e o que é vício, mas como saber se estamos sendo virtuosos?
     Dispomos de alguns recursos que nos permitem esta avaliação. Dispomos da razão, da inteligência e do livre-arbítrio e, ligada a essa condição de escolha, temos a vontade. Associada a esses fatores contamos ainda com a fé raciocinada que é a compreensão do nosso dever moral em relação a Deus e a nós mesmos.
     Todavia, se temos a consciência de nossa inferioridade espiritual, como identificá-la? Duas atitudes priorizam essa identificação: o apego demasiado às coisas materiais e o interesse pessoal, frutos do mesmo sentimento de egoísmo que norteia os objetivos que perseguimos em cada existência na matéria.
     O mundo é regulado por leis divinas que estabelecem limites em função das nossas necessidades. Assim, em qualquer aprendizado que o homem realize, seja em um ofício, na arte ou mesmo no exercício de um poder qualquer, ele acaba criando mais prejuízo a si próprio do que aos outros, pois não consegue ou não sabe distinguir o uso do abuso (excessos), gerando perturbações danosas ao seu organismo e ao seu psiquismo.
     Podemos ter alguns exemplos:
     Na alimentação - que, de uma necessidade que nos dá prazer, pelo excesso se transforma em “prazeres da mesa” - o homem passa a viver para comer o que leva à enfermidade e à morte.
     Na recreação - que, necessária ao Espírito como fonte de higiene mental pode ser transformada, pelo excesso, em sedução pela emoção (de qualquer tipo), pelo lucro fácil, o que leva, inevitavelmente, ao vício do jogo.
     E o que dizer da necessidade de afeto e de carinho que todo ser humano tem?
     A necessidade de dar e receber afeição que deve ser compartilhada com a família, os amigos e os semelhantes, pelo excesso, concentra-se em uma só pessoa transformando-a em “objeto de amor”, levando ao desequilíbrio espiritual quando de sua perda (golpe danoso).
     Ainda mais um exemplo pode ser dado se nos lembrarmos da necessidade de auto-afirmação. Todos nós precisamos de projetos que nos levem ao sucesso pessoal, seja no campo social ou profissional. Todavia, quando transformamos essa idéia em um processo obsessivo, quase sempre nos esquecemos dos demais projetos de vida, tão importantes quanto esse e não enxergamos mais nada ao nosso redor. Dessa maneira chegaremos ao monoideísmo ( idéia fixa ) que certamente trará imensos prejuízos ao nosso equilíbrio psíquico.
     Kardec pergunta aos Orientadores Espirituais se essas paixões são irresistíveis e eles respondem que não. Acrescentam, nos alertando, que algumas pessoas dizem querer resistir, mas falta-lhes a vontade real e seus Espíritos, pelas suas condições inferiores, se comprazem nessa situação; e que aquele que procura reprimi-los, realmente, já compreende a natureza espiritual e isso é um triunfo do Espírito sobre a matéria.
      A melhor maneira de resistir ao mal é, portanto, conhecendo-se. E como fazê-lo?
     O exame de nossas reações a algumas situações podem nos alertar: no convívio com o próximo, na dor, no isolamento - quando possível - ou então como fazia Santo Agostinho que inventariava diariamente suas ações, ao deitar, para procurar a maneira de ser melhor no dia seguinte. Fazia uma lista daquilo que havia feito de bem e de bom, daquilo que não pôde fazer, do que poderia ter feito e não fez, e do que fez de mal. Isso não é complicado de executar e, com um pouco de vontade, também podemos fazer.
     Durante nossas existências, colecionamos situações aflitivas e conflitantes que necessitamos esconder sob máscaras adequadas às circunstâncias que nos cercam. Mas gastamos tanta energia para ocultá-las que, quando feridas são abertas, é como se nos faltasse energia - cria-se um vazio - para continuar a luta. Compreendemos, face a isso, que quanto MAIOR for a transparência de sentimentos, MAIOR será a energia disponível para enfrentarmos a vida e muito mais rapidamente retornarmos ao equilíbrio diante de qualquer situação que possa nos desarmonizar momentaneamente.
     Independente do grau evolutivo em que nos encontramos hoje, todos buscamos o mesmo objetivo: a EVOLUÇÃO E A FELICIDADE.
     Não é fácil, pois sempre atenuamos nossos defeitos e exacerbamos o alheio.
     Por isso “é necessário sermos sinceros conosco e aquilatarmos os nossos defeitos em função de como os classificaríamos quando praticados por outros.
     Não pode haver dois pesos e duas medidas para Deus.
     O paradigma a ser seguido é JESUS. O código, o EVANGELHO.

Por Leda Maria Flaborea, (Revista Internacional de Espiritismo)

.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

ESPIRITAS PROMOVEM A FESTA DAS MÃES

     Centenas de mães tiveram seu dia comemorado pelo Grupo da Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, situado na Rua Francisco Cândido Xavier esquina com Allan kardec, em Três Lagoas, MS.
     As comemorações começaram na sexta-feira, 07 de maio às 19 horas, com a palestra proferida pela professora Sonia; no início da palestra abrilhantando mais ainda a noite, o Professor Luis Otávio tocou lindas músicas na sua mágica flauta, em louvor a Deus.
     A professora Sonia Guimarães proferiu a palestra falando de Maria, mãe de Jesus; em todo o momento da palestra sempre enfatizando o nome de Maria e de todas as mães, o que emocionou a todos ali presentes. Centro espírita lotado ainda viu no final o poeta Célio de Barros que encerrou as homenagens da noite com uma linda poesia falando das mães... Emocionou-se muito e levou todos ali presentes às lagrimas... Foi muito aplaudido tanto ele como a palestrante e também o professor Luis Otávio.
     Durante a reunião todas as mães receberam vários presentes, como flores, brindes, biscoitos... Várias mães foram homenageadas pela suas atividades de trabalho e amor no centro espírita... Teve farta distribuição de biscoitos, bolos, salgados, refrigerantes, tortas entre outras guloseimas; todos os membros da casa ajudaram e colaboraram no evento. Destacamos: doutora Márcia Santana, Floriso, Oswaldo Branquinho, Maria José Ojeda; a professora Ewonild; atuantes ao lado de Celia, Eine, Mônica, Nildinha entre outras; a Indústria de biscoitos Mabel, participou com doações de seus produtos; o Supermercado e Atacado Três Lagoas fez doação de um lindo bolo, entre outros grandes colaboradores.
      EMCERRAMENTO COM MAIS HOMENAGENS
     Encerrando as festividades do dia das mães, o jornalista Luiz Correa Filho (Luizinho) e esposa Elzi, levaram em diversas residências de mães carentes nos bairros de Três Lagoas, no sábado dia 08, e domingo dia 09, grande quantidade de presentes, bolos, biscoitos; a festa foi encerrada ao lado de muitas mães carentes.
      O que muito emocionou o jornalista Luizinho foi no domingo na residência de dona Guiomar da Silva Pereira no bairro Ipacaray, rua José Teixeira, 641. Ela tem 09 filhos e 7 netos, sendo 02 filhas deficiente... Ela se emocionou com a surpresa do casal levando um lindo bolo de chocolate coberto com cerejas... Emocionada disse: “que há mais de 13 anos que você Luizinho vem aqui em casa sempre no dia da páscoa, dia das crianças, no natal e no dia da mães, que tanto necessito”. Emocionada e agradecida disse que “hoje no dia das mães foi Deus quem enviou você por aqui... nós estamos tanto precisando...”!!!
      São estes os motivos que julgamos convenientes e oportunos registrar a passagem do Dia das Mães em Três Lagoas, e passar aos nossos leitores alguns momentos de tanta emoção. São momentos de carinho, e que faz de nossa sociedade exemplo de caridade, solidariedade e amor ao próximo.
      O Jornalista Luiz Correa aproveitou para agradecer a todos que ajudaram e ajudam nessas tão nobres ocasiões. Disse ele: “São as mãos de Deus distribuindo graças, e dando forças a tantos amigos e nos ajudar nesta missão”, e finalizou dizendo que “foi mais um momento de alegria e sentimento do dever cumprido”.

Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS
E-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Três Lagoas festeja o Dia das Mães

     No dia consagrado às mães algo muito importante acontece em nossa cidade, e o Jornal Correio de Três Lagoas registra, tendo em vista um fato inédito em nossa história. Trata-se de que a cidade, e o município estiveram e está sendo governado por duas mães, fato marcante pelo carinho que isto representa.
     Primeiro a Prefeita Simone Tebet, reeleita depois de uma profícua administração, e passando o comando para a professora Márcia Moura; razão maior que isto representa, quando todos sabem que no Ano Internacional da Mulher, tantas foram as ações para colocar o seguimento feminino no verdadeiro patamar da sociedade; sua condição de mãe é o mais sublime e dádivas do Criador de Todas as Coisas, onde coloca a mulher realmente como símbolo da criação da vida.
     Desta forma quer o Jornal Correio de Três Lagoas prestar esta homenagem a todas as mães do mundo, mas especialmente às três-lagoenses, ora representadas pela Chefia do Executivo Municipal; suas responsabilidades, aliando-se aos desejos de bem servir seu povo, sua gente, cala fundo em todos os munícipes, espraiando-se pelas camadas da população, quer sejam jovens, crianças ou adultos. Nas escolas, nas creches, até no nível superior, vai o momento contagiando a todos pelo amor filial e carinho nesta data tão importante e festiva.
     No encontro dos filhos com suas mães a oportunidade de abraçar, agradecendo a Deus pela benção de tê-las ao nosso lado; assim entendemos a felicidade que se estendem aos irmãos, descendentes, quando as mães são de mais idade. Tudo se estabelece como dia de festa, distribuição de presentes e afagos de agradecimento.
     O Jornal Correio de Três Lagoas quer homenagear às mães, mas em primeiro lugar lembrar desta situação realmente importante; temos a feliz oportunidade de ter no comando do município uma mãe, professora e também filha querida, e que tem nessa condição sentir-se realizada no dias das MÃES, quando pedimos a Deus a sua proteção. Saúde e muita paz nesta importante data.
     Parabéns a todas as mães, recebendo o carinho de todos os filhos, na data consagrada, neste segundo domingo do mês de maio de 2010.

Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS,

Palestra de Luiz Corrêa em Uberaba teve grande repercussão

     A oportunidade que o Centro Mater do Espiritismo, da cidade de Uberaba proporcionou ao jornalista Luiz Correa da Silveira Filho, repercutiu em toda a comunidade espírita, tanto do Estado MS, mas também Minas Gerais; a publicação em vários jornais do Brasil, mostrou que essa palestra calou fundo nos corações de todos.
     A passagem de Luizinho por Uberaba, cidade escolhida por Chico Xavier para viver e pregar seu apostolado, desde 1958 até sua morte em 2002; foi realmente algo inesquecível tanto para ele, sua família, principalmente a esposa Elzi, e também os amigos que lhe acompanharam; colocados em posição de destaque durante a reunião que se estabeleceu no Salão Nobre de Eventos, no Centro Espírita Uberabense, a palestra transcorreu suave e serena; nas lembranças que fez questão de mencionar, emocionou a todos.
     Lembrou Luizinho de que Francisco Cândido Xavier esteve em Três Lagoas em período de descanso, sendo hospede da família do saudoso Thomé Arantes e da saudosa dona Romilda Arantes; as amizades que ele angariou na cidade foram muitas, e essa ligação foi cada vez mais de alastrando, principalmente pela força dos exemplos que pregou o grande médium mineiro.
     A cidade de Três Lagoas teve a felicidade de receber muitas famílias procedentes dos Triangulo Mineiro, especialmente de Uberaba. São pecuaristas, comerciantes, e profissionais liberais. Entre as pessoas ilustres que aqui se estabeleceram, podemos mencionar o coronel Cacildo Arantes; também com orgulho a marcante presença do saudoso Orestes Prata Tibery, médico que estabeleceu primeiro com consultório, para ao depois com clinica e hospital de grande renome e serviços prestados; seu filho, Orestinho, aqui chegou com três meses, pequenino ainda de colo, e hoje é pessoa que galgou todos os degraus com sucesso, sendo grande pecuarista e empresário em Três Lagoas. São estas pessoas que tiveram a amizade de Chico Xavier, e fez com que ele se sentisse em casa quando aqui passou períodos de descanso nos idos de 1960.
     Segundo Luizinho fez questão de frisar, na sua palestra, que os trabalhos que ele desenvolve são puramente filantrópicos, com a vontade apenas de ajudar às pessoas; que sempre se sentiu feliz na forma que tem levado suas ações; disse que seja como jornalista, ou procurando ajudar as pessoas, as autoridades, e enfim seus passos são sempre balizados pelos exemplos de pessoas como Chico Xavier; por tudo isto se sentiu realizado quando tentou passar aos seus semelhantes, amigos e conhecidos, suas impressões sobre o grande trabalho que lhe serviram de exemplo. Para ele foi como um sonho realizado, quando lembra de estar na cidade de Uberaba, a convite do presidente da mocidade espírita Luiz Carlos, com o salão lotado de importantes personalidades, e ali abrir seu coração sobre tudo que sabia. Lembrou de quando o filho adotivo de Chico, Eurípides Higino dos Reis, lhe mostrou em primeira mão há mais de um ano e meio, o contrato de filmagem da vida a ser feita pelo cineasta Daniel Filho. Tanta era a confiança que a família sempre lhe dedicou. No dia 24, sábado, à tarde assistiu emocionado ao filme, juntamente com sua família.
     A imprensa do Estado noticiando com ênfase essa passagem por Uberaba, como também os sites de notícias, e que redundou em centenas e até milhares de telefonemas, e-mails e mensagens via Twitter; foram somente de congratulações; motivo realmente de felicidade plena, segundo afirma Luizinho num misto de orgulho, mas também de emoção e eterno agradecimento.

Da redação

Cilene Queiroz lança livro “Lembranças”

     Em noite solene realizada no salão de eventos da Secretaria de Cultura, no antigo Paço Municipal Rosário Congro, houve o lançamento do primeiro livro da três-lagoense CILENE QUEIROZ, hoje residindo em Campo Grande; foi no sábado dia 17 de abril de 2010, num momento inesquecível pelo esforço e jovialidade apresentada pela nova intelectual, que conseguiu reunir centenas de pessoas entre familiares, amigos e admiradores.
     Seu livro “lembranças” teve apresentação de seu filho Jayme Neves Neto, e prefácio do escritor Reginaldo Alves de Araújo, Presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras; Cilene Queiroz nas 141 paginas desfila seus conhecimentos literários. São lindas palavras quando abre o livro dizendo: “Sei que existem momentos que são inerentes a nós, para o nosso bem, mas que as vezes nos parecem sóbrios, ou dolorosos, mas temos que nos manter firmes, alegres, com vontade de chorar as vezes, mas principalmente com vontade de lutar.”
     Na apresentação o filho lembra que Cilene Queiroz “é natural de Três Lagoas, formada em Biologia com mestrado pela UNESP”, e continua escrevendo que é uma “pessoa dinâmica e de invejável determinação, já foi empresária, mas sua maior paixão sempre foi a vida acadêmica, tendo sido professora universitária na UNIGRAN”. presente também vários convidados do grupo da Fraternidade Espírita José Xavier, onde Cilene participa.
     No prefácio o professor Reginaldo escreveu com sabedoria que “Orgulhamo-nos de apresentar ao público do Estado mais um talento que, merecidamente, enaltecerá a literatura do Centro-Oeste do Brasil”.
     A solenidade de lançamento contou com grandiosa parcela da família Queiroz que engrandecem a região sul-mato-grossense, e alí estiveram presentes. O destaque fica especial para o seu querido pai Ordacílio de Queiroz e outros, também pela presença marcante do Dr. José Queiroz Moreira e familiares em peso, advogado e pecuarista, ex Presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas; pessoas do comércio, indústria, amigos e admiradores de Cilene, sua vida de lutas, principalmente contra a doença que a veio prejudicar grandemente seus movimentos. Tudo porem foi suplantado pela sua garra, determinação e sucesso na empreitada que ora se colocou como seu ideal, o literário. Ela escreve que “Encontrei a literatura, mãe santa, mãe de todos”, e continua com pensamento no futuro quando diz “O principio é o conto, a poesia, o romance. O que virá depois... quem sabe?”.
     Presença também do jornalista Luiz Correa da Silveira Filho, bem assim do poeta Toninho do Arapuá, que naquele momento estavam participando do corpo de jurados da festa de Miss Três Lagoas 2010, mas conseguiram dar sua presença em momento tão especial.
     Por este motivo o Jornal Correio de Três Lagoas registrou tão importante solenidade, e pelas fotos pode nossos leitores aquilatar a grandeza e a felicidade da escritora, seus familiares, e centenas de amigos que ali estiveram presentes.


Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, e-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br