terça-feira, 18 de maio de 2010

Presidente executivo do SICREDI no Brasil realiza palestra em Três Lagoas

Ademar Schardong apresentou as principais as principais projeções econômicas para 2010 e destacou o desafio do gestor contemporâneo no atual cenário econômico brasileiro



     No dia 14 de maio, às 19h30min, o presidente executivo do SICREDI no Brasil Ademar Schardong, realizou palestra aberta ao público com o tema: “O cenário para a economia brasileira em 2010”. Realizado no auditório da nova unidade de atendimento do SICREDI em Três Lagoas, o evento contou com a presença de um excelente público, formado por lideranças públicas e empresariais, imprensa, empresários, dirigentes, conselheiros, colaboradores e associados da cooperativa de crédito. Dentre as autoridades que prestigiaram a palestra, estava à prefeita municipal Márcia Moura, o presidente da SICREDI Federal MS e presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul Celso Ramos Regis, o gerente da Unidade de Atendimento do SICREDI no município Alex Ferreira, o presidente da Associação Comercial e Industrial Joaquin Romero Barbosa, o conselheiro da FIEMS José Paulo Rimoli, e os diretores do Campus da UFMS em Três Lagoas e Paranaíba, José Antonio Menone e Eliana Sales, respectivamente. Na abertura do evento, a prefeita Márcia Moura, registrou a trajetória do SICREDI no município, destacou seu orgulho por ser uma das associadas da cooperativa de crédito e frisou as principais realizações e conquistas econômicas, sociais e políticas de Três Lagoas nos últimos anos, as quais elevaram o município a uma posição de destaque no cenário econômico brasileiro e contribuíram para o crescimento industrial e desenvolvimento empresarial de Mato Grosso do Sul. O presidente da SICREDI Federal, Celso Ramos Régis, destacou em sua mensagem a importância de Três Lagoas para o SICREDI e reforçou o compromisso que a cooperativa tem com o desenvolvimento econômico e social do município, ao atuar como uma instituição financeira agregadora de renda e alternativa aos bancos convencionais.
     Abordando o cenário para a econômica brasileira em 2010, o presidente executivo do SICREDI Ademar Schardong, apresentou o cenário básico elaborado pela equipe econômica do Banco Cooperativo SICREDI, recentemente premiado pelo segundo ano consecutivo como instituição destaque entre as dez melhores no ranking “TOP 10 Geral” da Agência Estado de Projeções e com o prêmio “TOP FIVE” do Banco Central, que classificou o SICREDI como uma das cinco melhores instituições em projeções econômicas do Brasil.
     Como principais projeções econômicas para 2010, Schardong destacou que a economia brasileira está vivendo um momento de grande crescimento e amadurecimento, que asseguram um cenário econômico otimista e próspero, tanto para empresas, quanto para a população em geral. Para o executivo, as principais projeções econômicas brasileiras em 2010 seriam de: 6% para o Produto Interno Bruto (PIB); R$ 1,85 para a Taxa de Câmbio; 5,1% para a Inflação (IPCA) e 12% para a Taxa de Juros Básica (SELIC). Dentre os principais riscos previstos para este cenário destacam-se: i) o agravamento do problema fiscal na Europa, com os efeitos negativos espalhando-se para outras economias; ii) a aceleração da inflação acima do esperado e; iii) as campanhas presidenciais com manifestações de alteração significativa da condução da política econômica, único item classificado como de baixo risco.
     Na avaliação dos indicadores de renda, o presidente executivo do SICREDI destacou que nos últimos 10 anos, a “classe C” vem perdendo espaço na pirâmide social, porém, há um ganho real em todas as classes, da ordem de 83%, o que aumenta o poder de compra de famílias antes afastadas do consumo, indicando uma redução da desigualdade de renda no país, fato considerado muito positivo e gerador e grandes oportunidades. Sobre a economia local, Schardong reconheceu o dinamismo econômico e empreendedorismo presente em Três Lagoas e alertou que o município deverá manter atenção redobrada nas suas questões estruturais, a fim de atender as demandas econômicas e sociais decorrentes do expressivo crescimento industrial e desenvolvimento empresarial. No encerramento da palestra, o executivo destacou os principais desafios do gestor contemporâneo e citou exemplos de como o mau uso do poder de influencia pode prejudicar o desenvolvimento econômico e social brasileiro.
     Currículo:
    ADEMAR SCHARDONG é Bacharel em Direito, Presidente Executivo do SICREDI, onde exerce as funções de: Diretor-Presidente do Banco Cooperativo SICREDI (desde sua fundação em outubro de 1995), Diretor-Presidente da Confederação SICREDI (a partir de março de 2009) e Presidente da Fundação SICREDI (desde sua fundação em junho de 2006) e autor do livro Cooperativa de Crédito – Instrumento de Organização Econômica da Sociedade. Com relevante experiência no mercado financeiro e profundo conhecedor do cooperativismo brasileiro, já realizou inúmeras viagens de estudos internacionais, onde conheceu os sistemas cooperativos da Bélgica, Alemanha, França, Holanda, Espanha, Argentina, Uruguai, México, Estados Unidos, dentre outros.
     Sobre o SICREDI:
     O SICREDI é um conjunto de cooperativas de crédito presente em 10 estados brasileiros, com mais de 1000 pontos de atendimento, 1,6 milhão de associados e R$ 18,5 bilhões em recursos totais administrados. Por meio das 128 cooperativas de crédito do SICREDI, pessoas físicas ou jurídicas podem ter acesso a produtos financeiros como conta corrente, cartão de crédito, investimentos, seguros, além de facilidades como caixas eletrônicos e serviços pela Internet. A principal diferença em relação aos bancos convencionais é que, em vez de clientes, o SICREDI tem associados. São todos donos do negócio, que crescem junto com suas cooperativas e saem ganhando sempre que usam os produtos e serviços, pois os resultados de uma cooperativa de crédito são repassados aos seus associados, proporcionalmente ao volume de suas operações.

Fonte: Márcio Girardi, Gerente de Comunicação e Programas Sociais

Um comentário:

  1. Luiz parabens pela reportagem, nossa como Tres Lagoas evoluiu!!!tenho muito orgulho de ter nascido nesta linda terra.

    ResponderExcluir