quinta-feira, 6 de maio de 2010

Palestra de Luiz Corrêa em Uberaba teve grande repercussão

     A oportunidade que o Centro Mater do Espiritismo, da cidade de Uberaba proporcionou ao jornalista Luiz Correa da Silveira Filho, repercutiu em toda a comunidade espírita, tanto do Estado MS, mas também Minas Gerais; a publicação em vários jornais do Brasil, mostrou que essa palestra calou fundo nos corações de todos.
     A passagem de Luizinho por Uberaba, cidade escolhida por Chico Xavier para viver e pregar seu apostolado, desde 1958 até sua morte em 2002; foi realmente algo inesquecível tanto para ele, sua família, principalmente a esposa Elzi, e também os amigos que lhe acompanharam; colocados em posição de destaque durante a reunião que se estabeleceu no Salão Nobre de Eventos, no Centro Espírita Uberabense, a palestra transcorreu suave e serena; nas lembranças que fez questão de mencionar, emocionou a todos.
     Lembrou Luizinho de que Francisco Cândido Xavier esteve em Três Lagoas em período de descanso, sendo hospede da família do saudoso Thomé Arantes e da saudosa dona Romilda Arantes; as amizades que ele angariou na cidade foram muitas, e essa ligação foi cada vez mais de alastrando, principalmente pela força dos exemplos que pregou o grande médium mineiro.
     A cidade de Três Lagoas teve a felicidade de receber muitas famílias procedentes dos Triangulo Mineiro, especialmente de Uberaba. São pecuaristas, comerciantes, e profissionais liberais. Entre as pessoas ilustres que aqui se estabeleceram, podemos mencionar o coronel Cacildo Arantes; também com orgulho a marcante presença do saudoso Orestes Prata Tibery, médico que estabeleceu primeiro com consultório, para ao depois com clinica e hospital de grande renome e serviços prestados; seu filho, Orestinho, aqui chegou com três meses, pequenino ainda de colo, e hoje é pessoa que galgou todos os degraus com sucesso, sendo grande pecuarista e empresário em Três Lagoas. São estas pessoas que tiveram a amizade de Chico Xavier, e fez com que ele se sentisse em casa quando aqui passou períodos de descanso nos idos de 1960.
     Segundo Luizinho fez questão de frisar, na sua palestra, que os trabalhos que ele desenvolve são puramente filantrópicos, com a vontade apenas de ajudar às pessoas; que sempre se sentiu feliz na forma que tem levado suas ações; disse que seja como jornalista, ou procurando ajudar as pessoas, as autoridades, e enfim seus passos são sempre balizados pelos exemplos de pessoas como Chico Xavier; por tudo isto se sentiu realizado quando tentou passar aos seus semelhantes, amigos e conhecidos, suas impressões sobre o grande trabalho que lhe serviram de exemplo. Para ele foi como um sonho realizado, quando lembra de estar na cidade de Uberaba, a convite do presidente da mocidade espírita Luiz Carlos, com o salão lotado de importantes personalidades, e ali abrir seu coração sobre tudo que sabia. Lembrou de quando o filho adotivo de Chico, Eurípides Higino dos Reis, lhe mostrou em primeira mão há mais de um ano e meio, o contrato de filmagem da vida a ser feita pelo cineasta Daniel Filho. Tanta era a confiança que a família sempre lhe dedicou. No dia 24, sábado, à tarde assistiu emocionado ao filme, juntamente com sua família.
     A imprensa do Estado noticiando com ênfase essa passagem por Uberaba, como também os sites de notícias, e que redundou em centenas e até milhares de telefonemas, e-mails e mensagens via Twitter; foram somente de congratulações; motivo realmente de felicidade plena, segundo afirma Luizinho num misto de orgulho, mas também de emoção e eterno agradecimento.

Da redação

2 comentários:

  1. voce tem se dedicado a muitos pelo evangelho esperitas, admiro sua garra e coragem, adoraria ter estado la para ouvir sua palestra , mas tenho certesa que foi muito boa, grande beiju aboa sorte na vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida Ana vc é o grande esteio de nossa familia DEUs tem me dado oportunidade do bem !!!

      Excluir