Dia das flores ao chão, lindas cores sobre o asfalto, criatividade aos extremos; pessoas simples do povo, jovens que se irmanam e se revezam, fazem brilhar um tapete colorido na extensão da Rua 14 de Julho, já motivo de cartão postal. Concentração nas cidades pequenas, grandes metrópoles, surgem nas avenidas centrais, sejam nas vilas e bairros periféricos, com a mesma intensidade e a mesma beleza.
É o dia consagrado à solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, “CORPUS CHRISTI”, que neste ano será celebrado no dia 03 de junho de 2010; na comunidade católica de Campo Grande, às 15 horas, a concentração será na Avenida Mato Grosso, ao lado do D. Bosco/14 de Julho; realização da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo D. Vitório Pavanello, e todo o clero; partindo desse ponto segue ao longo do tapete ricamente enfeitado pela Rua 14 de Julho, em solene procissão, até a Avenida Fernando Corrêa da Costa, aonde será a grande concentração para a benção final.
O tradicional tapete de flores, serragem colorida, criado pelas bondosas mãos voluntárias, com participação de todas as paróquias, Pastorais da Diocese, e entidades católicas; divisão de setores, onde principalmente os jovens fazem os criativos enfeites e desenhos no asfalto da Rua 14; festividade da mais significativa e tocante nos sentimentos religiosos na Capital morena Campo Grande.
Existe uma história que corre o mundo, onde se encontra a justificativa dessa celebração, e que remonta ao século XII da era cristã; foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes; ficou encarregado de compor o oficio litúrgico, Santo Tomás de Aquino, e a partir dessa data de propaga, com o Papa Clemente V, em 1311 a tornando obrigatória para toda a Igreja.
Na Idade Média, homens e mulheres, diante da grande Fé em ver Cristo presente na Eucaristia, passam à adoração; nos primeiros tempos em recintos fechados, para a seguir em campo aberto, em procissões públicas das mais concorridas, e aonde extravasam o respeito em solene e carismático amor ao Corpo e Sangue de Cristo.
Em Campo Grande será no dia 03 de Junho com a monumental solenidade, registrada pelos fotógrafos, em vídeo e à cores, na já tradicional procissão; convite espontâneo, onde, de todas as paróquias e capelas, os fiéis católicos se dirigem ao longo da 14 de Julho, numa tarde de comunhão espiritual.
Alcançar as graças de união e perseverança no voluntariado de ações pastorais e de apostolado, são os motivos dessa comunhão; lembrar que neste ano a Paróquia Santo Antônio completa 98 anos de criação e instalação, se preparando para o seu centenário no ano de 2012. Festividades em andamento até o dia 13 de junho, dia do Padroeiro de Campo Grande, bem como na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Santa Fé.
Este 03 de Junho marcará mais uma data no calendário católico, e que aqui registramos; motivo para relembrar a história, mas também entender o significado do “CORPUS CRHISTI“. Sobre o tapete colorido do asfalto, segue irradiando luz e proteção a todos os milhares de filhos de Deus, orgulhosos de sua Fé, sob cânticos e orações de toda a comunidade campo-grandense. Estejamos todos convidados. Parabéns a João Batista da Costa, de São Sebastião; Irmã Terezinha dos Santos, de Furnas dos Dionisio. Com honra Mrs. APA. Salve Maria Imaculada e Auxiliadora! Em nome do pai, do filho e do Espírito Santo.
Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS.
E-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br
Corpus Cristisé comemorado mesmo no mundo todo, eu neste dia aproveito para minhas reflexões, para com Deus.. boa noite luiz.
ResponderExcluir