segunda-feira, 21 de junho de 2010

Três Lagoas é abençoada por padre Elias no dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade


  A comunidade três-lagoense participou na manhã de domingo (13) da missa campal de Santo Antônio, padroeiro da cidade. A celebração, que faz parte do calendário de eventos dos 95 anos de Três Lagoas, foi realizada em frente à Igreja que leva o nome do santo padroeiro, construída em 1914. Entre as pessoas que participaram da Celebração Eucarística estiveram a prefeita Márcia Moura (PMDB) junto com seu marido, Sebastião de Paula, entre outras autoridades residida pelo padre Elias, a liturgia da missa foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, com a participação de alunos dos projetos sociais, e os cânticos conduzidos pelo Ministério de Música da Paróquia Santa Rita. A Banda Musical Cristo Redentor, regida pelo maestro Luiz Carlos Relíquias, fez uma apresentação especial durante a missa. A celebração que já é tradição em Três Lagoas reuniu fieis e devotos de Santo Antônio em frente à Igreja construída no século 19 e que relembra traços da colônia portuguesa. A mesma Igreja passou por restauração há poucos anos.
  Antes da benção final, a prefeita Márcia Moura e a ex-prefeita Simone Tebet, convidadas pelo celebrante, coroaram a imagem de Santo Antônio com lírios, como forma de homenagem.
  Junto com a benção aos fieis, o celebrante também abençoou os pães doados pela Prefeitura e empresas da cidade, e que foram distribuídos aos presentes no final da missa. A benção e distribuição dos pães é tradição da festa do santo.
Santo Antônio
  O padroeiro de Três Lagoas, Santo Antônio, nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos seguiu para um convento agostiniano, primeiramente em Lisboa e depois em Coimbra, onde foi ordenado sacerdote.
  Batizado como Fernando de Bulhões, trocou o nome em 1220 ao ingressar na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos.
  A veneração ao Santo é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Casamenteiro e padroeiro dos pobres, Santo Antônio é invocado também para encontrar objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

Assessoria de Comunicação da prefeitura municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário