quinta-feira, 24 de junho de 2010

Escritor Arthur lança livro e cita Heleyne Cristina



  Fato histórico e cultural de grande importância aconteceu no ultimo domingo, dia 20 de junho de 2010, quando na capital do Estado houve o lançamento de um livro sobre a história da religiosidade em MS; trata-se do mais novo livro de autoria do escritor e historiador Arthur Jorge do Amaral, e que traz o titulo de “Santo Antônio de Campo Grande”.
  A solenidade aconteceu na Catedral de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da Arquidiocese, após missa solene de posse do novo pároco na paróquia de Santo Antônio; o Arcebispo Dom Vitório Pavanello deu posse ao padre Paulo Vital da Cruz, como pároco e cura da Catedral; ele substitui ao também padre Wagner Divino, que segue para cursos de especialização teológica na Europa.
  O livro que contem 212 páginas traz a história do inicio pioneiro que demanda a 1872, quando da fundação da Vila de Santo Antônio de Campo Grande, com a chegada dos familiares do fundador José Antônio Pereira; segue com as ações na capela, a história de Santo Antônio, o Padroeiro; também as tradições na formação da cidade, sua vida religiosa, as ações de modelagem da sociedade, toda sob a forte influência das tradições mineiras.
  No seu conteúdo, o autor traz também muitas peças culturais de sua autoria, como acrósticos em homenagens aos Santos principais de devoção em Campo Grande; fala da devoção ao Padroeiro, e relembra a passagem de João de Maria, o monge; registra e faz homenagens  a escolas estaduais e municipais; personalidades importantes também são incorporadas em suas páginas, porem sempre visando o lado religioso e cultural do MS.
  Fato marcante foi o registro às paginas 184, quando traz a homenagens a Heleyne Cristina Garcia Corrêa, jovem três-lagoense, que ao perder a vida em acidente de transito, teve sua trajetória registrada; um acróstico que se encontra afixado na Escola Estadual Fernando Correa, de Três Lagoas, onde foi denominada uma sala de informática e tecnologia. A página seguinte 185 e 186 traz a homenagem e registro à querida menina Isabela Nardoni, que desapareceu em comovente episódio em São Paulo.
  Os dois registros, da Heleyne e Isabela, duas estrelinhas a brilhar no céu, e recebidas por Jesus, o único capaz de fazer com nossa compreensão diante de tragédias, tenhamos forças para suportar.
  O livro será vendido a 20 reais, com a renda revertida para as pastorais de assistência social da Igreja Católica, como também para as comemorações do centenário da Paróquia de Santo Antonio, em 2012. 
Da redação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário