sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Natal das Crianças em Três Lagoas







NATAL DAS CRIANÇAS

TEM EXTENSO PROGRAMA EM TRÊS LAGOAS



Já uma tradição e esperado com ansiedade por famílias inteiras, será comemorado o “Natal das Crianças”, na cidade de Três Lagoas. Festa comunitária que há l6 anos foi instituída pelo espírito benemérito do jornalista Luiz Correa da Silveira Filho, o Luizinho, junto com sua família e dezenas de amigos.

A festa com distribuição de presentes é uma ação levada a efeito no Grupo de Fraternidade Espírita “José Grosso e Maria João de Deus”; entidade espírita e filantrópica que engloba estudos e caridade cristã. Com localização na Vila Haro, saída para Campo Grande, na Rua Francisco Cândido Xavier, esquina com Rua Allan Kardec, já é ponto bastante conhecido.

Tem início no dia 24 de dezembro, às 19:00 horas, reunindo centenas de crianças acompanhadas de seus pais, com belíssimas apresentações culturais; como já se torna tradição, há 16 anos, é sempre um sucesso cada vez maior; se apresenta o coral “Vozes da Fraternidade Espírita José Xavier” com mais de 25 brilhantes cantores, e diversas musicas de seu repertório; se apresenta também o professor Luiz Otávio com suas flautas mágicas, que é um encanto para as crianças; logo a seguir a festa propriamente dita com distribuição de panetones, biscoitos, bolo e refrigerantes... E como não poderia faltar: muitos brinquedos que fazem a alegria da criançada.

O Papai Noel em destaque na pessoa de José Júlio Correa, a todos atende e tira fotografias; os diligentes membros da comunidade espírita se revesam em total atenção às famílias.

Importante ressaltar que a contribuição dos comerciantes e industriais, bem como empresários, tem sido uma constante, pelo amor que se transforma essa festa, contagiante em todos os sentidos. Outro fator primordial é que toda a família do Luizinho, inclusive sua esposa Elzi Garcia Corrêa, se somam dezenas de amigos leais e fiéis; a festa transcorre com tanta emoção e carinho, que fica a sensação de esperança que o próximo ano será melhor.

No dia 25, dia de Natal, continua a festa com distribuição de brinquedos à todas as vilas da periferia de Três Lagoas, somente tendo parada quando acabam os brinquedos. Muitas vezes continua no dia 26.









PRESENÇAS IMPORTANTES NESTE ANO



Especialmente convidados, são esperadas pessoas gratas à Três Lagoas e bem assim à comunidade espírita; trata-se de dois conferencistas. O jornalista e escritor Altamirando Carneiro e Mauricio Cardim, fotografo consagrado junto aos principais artistas nacionais e com muitos trabalhos premiados; neste ano deixaram suas agendas em branco, longe de suas famílias e vem passar o dia de Natal em companhia de seus amigos na região.

Chegam na quinta-feira, 23 de dezembro, já com agenda lotada. Fazem visita com entrevistas a toda a imprensa escrita, falada e televisada, para depois seguir para lha Solteira, onde no Centro Espírita Caibar Shuttel proferem palestra sobre o nascimento de Jesus Cristo.

Retornando a Três Lagoas, participam da solenidade de abertura da festa às 19:00 horas, fazem palestra e a seguir distribuem também os presentes; fazem a ceia de Natal da residência do jornalista Luiz Correa, e retornando no sábado à noite, às suas cidades de origem, no Estado de São Paulo e Minas Gerais.



Colaborou na redação

Arthur Jorge do Amaral

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Minha primeira profissão da Eldorado recebe astronauta






Minha primeira profissão da Eldorado recebe astronauta



190 alunos do programa " Minha primeira profissão" da Eldorado/fábrica de Papel e Celulose de Três-Lagoas participaram esta semana na Leiloado, da aula inugural dos cursos de técnico em manutenção e técnico em celulose da referida fábrica.

O evento recebeu como convidado e ministrante da palestra,o astronauta brasileiro Marcos Pontes, 49, que discorreu sobre sua trajetória de vida.

Nascido em Bauru/SP, Marcos Pontes foi qualificado profissionalmente pelo Senai e exerceu inicialmente a profissão de ferroviário em sua terra natal, até ingresar na Força Aérea Brasileira em 1.981, onde foi piloto-aviador e transitar por diversos setores dentro dela por merecimento, chegando a ser declarado em 2.008 astronauta da Nasa/Estados Unidos.Mais recentemente, em 2.006 participou ao lado de russos e americanos de uma misão na ISS-Estação Espacial Russa,onde o Brasil participou com 8 experimentos, inclusive na área de nanotecnologia.

Foram 8 dias de experimentos á bordo da referida estação espacial.

Após a missão, Marcos Pontes foi transferido para a reserva militar pelo Comando da Aeronáutica Brasileira, onde na função civil de astronauta desenvolve serviços e ministra palestras a serviço do Brasil.

Ao longo da palestra que durou aproximadamente duas horas, Marcos Pontes revelou " que o segredo do sucesso é nunca desistir, mesmo quando outros duvidarem da sua capacidade de atingir grandes e bons objetivos."

A palestra dele foi acompanhado pelos pais de alunos dos referidos cursos.

Ao destacar a importância do evento, Maria de Fátima Garcia/Coordenadora de recursos humanos da Eldorado Brasil, informou " que estudos comprovam o desenvolvimento melhor e mais rápido do aluno, quando ele recebe acompanhamento dos pais em suas atividades.

Destacou ainda, que o mercado exige cada vez mais, a proximidade dos pais na execução das atividades escolares, pró- atividade, respeito á hierarquia e comportamento nas atividades de trabalho em equipe.

" Temos certeza que esta oportunidade será aproveitada por esses jovens alunos, com apoio de seus pais.

Ao final de 14 meses de cursos, acredito que todos os participantes estarão muito bem preparados.

O grande desafio vai ser selecionar entre esses talentos, os futuros profissionais que trabalharão na Eldorado Brasil", informou Maria de Fátima.

Por: Adilson Silva, jornalista FM Tres Lagoas
101,7.
Blog e Twitter: adilsonsilvaradio.blogspot.com / http://twitter.com/adilsonradio

Prefeita Márcia Moura inaugura iluminação de Natal





Márcia Moura inaugura iluminação de Natal


A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), inaugurou na noite de quarta-feira (24) a decoração natalina intitulada “Natal Solidário”, que ilumina a cidade e sugere a população o espírito comunitário e coletivo desta época.



O evento de inauguração iniciou com o Cortejo Natalino com a participação de 23 entidades e projetos sociais, que desfilaram pela Avenida Antonio Trajano, desde agência HSBC seguindo até a antiga Prefeitura, em frente a Praça Senador Ramez Tebet. Neste local, os três-lagoenses assistiram a apresentação da Banda Marcial Cristo Redentor, o coral infantil formado por mais de mil crianças dos projetos do Município e a tradicional queima de fogos.



Também prestigiaram a inauguração o vereador Tonhão (PPS), secretários e diretores municipais.



A Praça Senador Ramez Tebet recebe a Vila do Papai Noel, com o “bom velhinho” em tamanho gigante, duendes fabricando presentes, o Presépio, além da tradicional árvore de Natal com 23 metros de altura e diferentes jogos de luzes. Enfeites e milhares de lâmpadas iluminam toda a Praça e decoram as imediações da Avenida Antonio Trajano.



A prefeita Márcia Moura, durante a inauguração, falou da motivação que tem em trabalhar em prol da população três-lagoense: “é o exemplo de solidariedade que nos impulsiona a trabalhar cada vez mais para nossos cidadãos. Que Deus esteja permanentemente no coração de cada um dando paz, porque força para trabalhar nós temos e continuaremos por uma Três Lagoas cada dia melhor”, ressaltou a prefeita.



Já o vereador Tonhão, representando o presidente da Câmara Municipal, desejou alegria e paz à população: “nesse natal solidário de muita alegria e sensibilidade espero que todos tenham muita saúde e paz no coração”, felicitou o vereador.



Devido aos acontecimentos do último dia 27 de setembro, este ano a Administração reutilizou 70% dos materiais na decoração natalina do ano passado. A diretora de Cultura, Vickie Viture, destacou o trabalho realizado para reaproveitar as decorações: “contamos com uma equipe que trabalhou muito para que pudéssemos aproveitar os materiais natalinos anterior para a Prefeitura economizar fazendo assim, um natal diferente, econômico e solidário”, explicou Vickie.



Para a moradora, Rosimeire Malaquias da Silva Santos, que foi prestigiar o evento com seu esposo e seu filho, a iniciativa da solidariedade é excelente: “é muito bom resgatar essa solidariedade que há dentro de cada um de nós, e gostei muito de ver a prefeita passeando no meio das pessoas”, disse a moradora.







Natal Solidário



Durante a edição da Serenata de Natal deste ano, a Prefeitura realizará a campanha Natal Solidário, com o objetivo de colher donativos e atender as famílias carentes e os atingidos pelo temporal ocorrido no mês de setembro em Três Lagoas. A população poderá doar roupas, brinquedos, alimentos ou utensílios domésticos. A Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho fará a coleta e a distribuição das doações.



Serenata e Auto de Natal

Além da iluminação e decoração natalina, o Departamento de Cultura preparou uma programação especial com diversas apresentações noturnas na Praça Senador Ramez Tebet.

A Serenata de Natal, como nos anos anteriores, terá a participação de projetos e entidades do município, com apresentações musicais e teatrais. A Serenata será realizada entre os dias 03 e 22 de dezembro, no período noturno, e terá como palco a Praça Senador Ramez Tebet.



Com o objetivo de resgatar o espírito coletivo das festas de Natal, mais uma vez a empresa Metalfrio patrocina o projeto Auto de Natal, realizado pela ONG Teatro de Tábuas, com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas. O espetáculo “Os Mares do Mundo” será apresentado gratuitamente no dia 12 de dezembro, às 20h, em frente à Praça Senador Ramez Tebet.



segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vida Exemplar de Altamirando Carneiro




ALTAMIRANDO, O HOMEM E AS LETRAS.



“O berço confere a existência, mas a vida é obra nossa.” – Emmanuel



Altamirando Dantas de Assis Carneiro nasceu na Fazenda Flores, Município de Coração de Maria, Estado da Bahia, em 3 de julho de 1941. Seus pais, já desencarnados, tiveram cinco filhos homens e três mulheres, estas, também, no plano espiritual.

Tendo vivido e se criado em Irará, Bahia, considera-se filho, pelo coração, deste local, onde exerceu suas primeiras atividades no campo literário, tais como: locutor do Serviço de Publicidade A Voz da Cidade; colaborador da Seção A Tarde nos Municípios, do jornal A Tarde, de Salvador; editor dos jornais murais do Ginásio e Colégio Normal São Judas Tadeu. Fácil perceber para onde as Letras o levavam.

Foi quando entrou no Espiritismo, após muitas dúvidas que procurava esclarecer através da leitura da revista Reformador, editada pela Federação Espírita Brasileira – FEB. Seu pai, que era espírita, tinha a assinatura da publicação. Conversando com sua professora Denise Valverde sobre o assunto, foi encaminhado, por ela, ao Centro Espírita A Caminho da Luz, onde lhe ofereceu um exemplar de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. Assim, freqüentou e participou dos trabalhos assistenciais e doutrinários do Centro, durante o tempo em que viveu em Irará.

Dessa época, deixou inúmeros escritos, dentre eles poesias, que se perderam, na sua vinda para São Paulo. Mas, espírito dotado de sensibilidade, aguçado poder de observação e grande capacidade de criar, produziu outros tantos escritos, outros tantos poemas. Desses escritos e poemas, três livros, infelizmente, para seus admiradores, não editados.

Em todos os lugares onde trabalhou na capital paulista, Altamirando produziu escritos e poesias sobre os acontecimentos diários, na vivência com seus colegas. Tirava cópias dos mesmos e os distribuía. Sempre com linguagem simples, clara, objetiva e com leve humor, suas palavras iam passando de mãos em mãos.

Quando trabalhava em uma organização bancária, Lucia Lourenço, encarregada do seu setor, sugeriu-lhe que fizesse uma faculdade, uma vez que veio para São Paulo, com o curso colegial completo. Ingressou no Curso Objetivo com uma bolsa de estudos, com intenções de prestar o vestibular para a Universidade de São Paulo (USP), no final do ano. Mas, no meio do ano, um anúncio no próprio cursinho, mudou-lhe a rota: estavam abertas as inscrições para o curso de Comunicação Social, das Faculdades Objetivo, atual Universidade Paulista (UNIP). Prestou o vestibular e passou.

Sem condição para pagar a faculdade, inscreveu-se no Crédito Educativo e ganhou o direito a anuidade e manutenção, o que lhe garantiu concluir o curso, com opção em Jornalismo, com certa tranqüilidade.

No primeiro ano de faculdade, criou um jornalzinho com cinco colegas, e como a Diretoria da Escola não quisesse editá-lo por julgar os jovens sem maturidade suficiente para produzirem um jornal, trataram logo de rodá-lo em mimeógrafo.

Durante o período de estudos, continuava produzindo poesias e textos, cujas cópias passavam de mão em mão. No final desse primeiro ano, foi organizado um livro intitulado Diário Escolar, ilustrado pelo colega Henrique Rodrigues, com participação também do colega Fernando Benedito, que lhe traçou, em versos, um belo perfil. Esse livro foi produzido, mas não foi editado. Nos últimos semestres escolares, Altamirando participou com duas crônicas no jornal-laboratório da escola.

Mesmo atuando profissionalmente em áreas diversas, colaborou ativamente com jornais de bairro. Em 1º de maio de 1864, foi efetivado como jornalista da Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP), após período de um ano e meio como voluntário do jornal O Semeador, do qual foi o editor. Participou, ainda, do Jornal Espírita, publicado também pela FEESP. Hoje, aposentado como jornalista, é o editor dos dois jornais.

Altamirando Carneiro (como ele se assina) escreveu quatro livros, todos esgotados: Castro Alves e o Espiritismo (Edições FEESP); Abolição, Esperança de Ontem, Promessa de Hoje, editado pela Panorama Comunicações; No Limiar do Amanhã, Lições de Espiritismo com Herculano Pires e Seguindo os Passos de Jesus, pela Editora Camille Flammarion.

É também presidente da Arte poética Castro Alves que realiza concursos de poesias espíritas.

O Homem e as Letras, as Letras e o Homem. Altamirando, que foi expositor das Escolas de ensino doutrinário da FEESP por mais de vinte anos, é, atualmente, palestrante da Área Federativa, realizando palestras nos Centros Espíritas coligados à entidade. Ainda exerce, na instituição, a função de dirigente de tribuna, aos domingos, às 10h, no Auditório Bezerra de Menezes, e é redator dos Fatos e Atualidades Espíritas, apresentados pelos demais dirigentes de tribuna, na abertura das palestras aos domingos, no mesmo auditório.

Altamirando Carneiro é, acima de tudo, um homem simples, tranqüilo e constante bom humor, que segue divulgando a doutrina Espírita com sua pureza, levando consolo, esperança e conhecimento a todos que o ouvem ou lêem. É um privilégio contar com sua amizade. Nós, seus amigos, sabemos disso.



Entrevista concedida a Leda Maria Flaborea para o Jornal Espírita de Três Lagoas.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Três Lagoas é destaque em livro sobre Chico Xavier


  Um novo e importante destaque para Três Lagoas aconteceu em Uberaba, cidade do Triângulo Mineiro, onde se converge os principais movimentos ligados ao médium Francisco Cândido Xavier. A noticia quem traz é o jornalista Luiz Corrêa contando sobre o lançamento de um novo livro de autoria do filho adotivo do médium mineiro; na edição número 23 de seu jornal espírita, já havia registrado o lançamento do primeiro livro.
  No relato de Luizinho a região uberabense se tornou em centro regional do Brasil voltado para estudos de problemas da doutrina espírita graças ao imenso trabalho que ali desenvolveu aquele líder espiritual.
  Em seguimento na divulgação, surge o “Jornal Espírita de Três Lagoas”, principal veículo de comunicação na área em todo o quadrante do centro oeste brasileiro; sua ação se expande e encontra eco salutar, mesmo sendo bimestral, já atingiu nove anos de circulação ininterrupta; como resultado, já é leitura obrigatória para milhares de centros espíritas e legionários espalhados até no exterior.
Livro mostra página do Jornal Espírita
  Foi lançado no correr deste mês, na cidade de Uberaba, um livro com o título “UMA VIDA COM CHICO XAVIER” de autoria do jovem dentista Eurípedes Humberto Higino dos Reis; segundo Luiz Corrêa “o autor é filho adotivo de Chico Xavier, que o acompanhou e seguiu os seus passos durante muitos anos”. “Trata-se de um relato importante, e da lavra de quem foi testemunha pessoal do grande trabalho desenvolvido nos últimos tempos; por se tratar de pessoa ligadíssima ao grande líder espiritual, fará sucesso; o registro fidedigno de fatos relacionados com total conhecimento será motivo de análise e leitura obrigatória”.
  Segundo o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, o Luizinho, que dirige o jornal espírita de Três Lagoas, o livro “trouxe em suas páginas o registro de nosso trabalho. Inclusive numa página inteira, onde faz a reprodução de reportagem com cópia da edição numero 23; nela figurou o lançamento do primeiro livro de Euripedes e que tinha o titulo: “Chico Xavier, Um Empresário de Deus”; emocionado ele se manifestou agradecendo “a Deus pela feliz oportunidade que o jornal, produzido com tanta dificuldade, fruto de pioneirismo, hoje tenha registro tão grande”. Falando sobre o novo livro lançado por Eurípedes, fez questão de ressaltar que “vem em grande momento, após o estrondoso sucesso do filme sobre a vida e obra de Chico Xavier, motivo dos maiores elogios da mídia e de público”; são os registros verdadeiros e únicos “escritos por pessoa da maior credibilidade, em um livro com mais de 200 páginas”; “são momentos especiais e que mereceu o registro do filho querido e agora colocado para conhecimento público”, assegura Luizinho.
  O livro está em “fase de lançamento e com certeza chegará a Três Lagoas nos próximos dias”; com convicção ele afirma que “irá se somar às centenas de obras literárias que versam sobre os trabalhos e vida de um mestre, filho de Deus, que só praticou o bem, deixando exemplos para as novas gerações”, completou Luizinho.
  No livro destaca a foto do empresário Valdeir Bezerra Junior, popular Junior da Guapocar, junto com o filho adotivo de Chico Xavier.

Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS.
E-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

Três Lagoas cria a iluminação Natalina mais linda do Estado de MS


  A noite três-lagoense ficou mais iluminada. Inaugurou ontem a iluminação natalina. O evento foi realizado na Praça Senador Ramez Tebet às 19h.
  Alguns símbolos da cidade, como o relógio, foram decorados. Lâmpadas e enfeites dão um ar natalino àquele que é o senhor do tempo. O colorido do relógio ganhou nuances diferenciadas, tudo para atrair a atenção da população e ganhar a cada noite novos apreciadores.
  A Praça Senador Ramez Tebet também recebeu um novo colorido. As árvores e a fonte luminosa terão a companhia de pisca-piscas e novos ornamentos.
  A população está convidada a prestigiar o evento e admirar mais esse atrativo que a época natalina traz.
  “No ano passado aproximadamente 2 mil pessoas assistiram a inauguração da iluminação natalina. Foi um espetáculo muito bonito. Esse ano queremos atrair um público ainda maior”, enfatizou a diretora do Departamento de Cultura, Vickie Vituri.
Cortejo
  Para enriquecer ainda mais o evento foi realizado um cortejo natalino. O trajeto do cortejo iniciou em frente ao banco HSBC seguindo até a antiga Prefeitura.
  “Todos os projetos da Secretaria de Educação e Cultura, e da Secretaria de Assistência Social participaram do cortejo” esclareceu Cidinha Mariano, assessora do Departamento de Cultura.
  Ao todo 23 entidades abrilhantaram o cortejo.
Projetos Secretaria de Assistência Social: Banda Marcial ,AABB Comunidade ,Pelotão Mirim
Bombeiros do Amanhã ,Florestinha ,CRASE Coração de Mãe ,Pró-Jovem
Projetos Secretaria de Educação e Cultura: ,Coral Doce em Canto ,Projeto Bate-Latas ,Projeto Atos
Projeto Hip-Hop ,Grupo Identidade ,Projeto Orquestra de Câmara
Projeto Orquestra de Violeiros ,Projeto Oficina do Sopro ,Projeto Flauta Doce
Projeto Teatro nas Escolas ,Grupo Libertarte , Escola Municipal Professor Ramez Tebet
Jovisa ,Centro Juvenil Jesus Adolescente – Missão Salesiana e Papai Noel.

Fonte: Comunicação Social



quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Papai Noel dos Correios emociona Três Lagoas


Flash ao vivo pela super Rádio Difusora
mostrou a grande popularidade e coração
bondoso dos funcionários dos Correios


  Os Correios realizaram na sexta-feira (12) o lançamento regional da Campanha Papai Noel dos Correios 2010. 
  Em Três Lagoas o Correio teve a participação especial do jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho popular Luizinho, realizando flash’s ao vivo para a Super Rádio Difusora no programa sertanejão com o comunicador Maguila que alcança altos índices de audiência. O flash foi na sexta-feira a tarde e teve a participação de Sérgio Henrique de Paula coordenador administrativo dos Correios em três Lagoas e também coordenador do projeto Campanha Papai Noel 2010 em Três Lagoas, disse da importância da participação de todos lembrou na entrevista que no ano passado, só em Três Lagoas foram enviadas 365 cartas ao Papai Noel. Dessas, 129 foram adotadas, totalizando 35% de cartas atendidas. Todas foram respondidas pelos Correios, em nome do Papai Noel, que mandou às crianças um Feliz Natal. Finalizou emocionado Sérgio Henrique sensibilizando toda Três Lagoas.
  A campanha Papai Noel dos Correios, é realizada há mais de 20 anos, a ação tem como principal objetivo responder às crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. 
  Em 2009, em todo o país, foram postados quase 2 milhões de cartas ao Papai Noel. Desse total, por meio da campanha, foram entregues 413.602 presentes. Em Mato Grosso do Sul foram disponibilizadas para adoção 5.243 cartas, das quais foram adotadas 4.185, somando 80% de índice de apadrinhamento.
  Para o Natal deste ano, os Correios têm recebido cartinhas desde 25 de outubro. O prazo para recebimento das correspondências ao Papai Noel vai até o próximo dia 19, em todas as agências da ECT.
  Já para adoção, as cartas ficarão disponíveis de 16 de novembro a 3 de dezembro, data limite para a postagem dos presentes, que é gratuita. As correspondências estarão disponíveis aos padrinhos na Casa do Papai Noel das Agências Centrais de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas. Nos demais municípios os interessados podem procurar qualquer Agência dos Correios da cidade.
  Padrinhos e ajudantes — Disseminar o encantamento natalino por meio da campanha só é possível com ajuda dos 109 mil empregados dos Correios e da sociedade brasileira. Interessados em contribuir podem participar atuando como ajudantes ou padrinhos. Para saber como ajudar, basta acessar o hotsite da campanha (www.correios.com.br/papainoelcorreios2010).

Gabriel Fernando é aprovado com destaque na Gama Filho


  O jovem Gabriel Fernando Garcia Soares, 24 anos, filho de Erly Garcia Leal e Oroaldo Soares Valadão, nasceu em Inocência no dia 19 de março de 1986; neto do saudoso casal de pecuaristas: Tadeu Garcia Leal e Laura Ferreira Leal, bisneto do saudoso cel. Manoel Ferreira Leal. Ele passou com destaque no vestibular de medicina da Universidade Gama Filho da cidade de Rio de Janeiro/RJ; realizou um sonho que agora se tornou realidade. 
  Prestou vestibular no último final de semana.  Concorrência grande, das 160 vagas existentes, tinha um total de 46 candidatos para cada vaga; para se ter uma idéia do tamanho da concorrência, Gabriel ficou colocado em 55º lugar. Suas emoções foram tantas que deixaram a alegria contagiar a todos os seus amigos e familiares.
  Gabriel por vários anos se preparou no COC em Ribeirão Preto/SP para realizar o seu sonho de ser médico pela Universidade Gama Filho, uma das melhores do Brasil em medicina. Começou os estudos logo cedo. Na cidade romântica de Inocência aonde o poeta Visconde de Taynai a imortalizou, foi ali no começo de 1990 que seus primeiros estudos começaram com o apoio da família e de muitos amigos; depois mudou para Três Lagoas e na Escola Estadual Jomap cursou o primário aonde foi destaque como um dos melhores alunos; cursou o segundo grau no Ensino Exitus aonde ganhou notoriedade escolar para chegar junto com o COC à Universidade.
  Gabriel tem em sua família sua grande paixão. Sua mãe Erly, é a sua maior incentivadora para o estudo. Seus irmãos: Hellen faz agronomia e Henrique, zootecnia, ambos em Presidente Prudente/SP.
  O futuro médico Gabriel Fernando, é esportista e apaixonado pelo São Paulo; tem no twitter e no facebook, seu contato virtual com o mundo e aproveita para deixar a sua marca de grande esportista, quer ver o seu São Paulo no Engenhão, do Rio de Janeiro; dias atrás, esteve na Cidade Maravilhosa alugando acomodações para em fevereiro ir á procura de ser um grande médico.

Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, e-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

domingo, 7 de novembro de 2010

Ensino Exitus apresentou “Feira do Conhecimento”


  O Sistema Exitus de Ensino promoveu dia 22/10/10, a 3ª “Feira do Conhecimento da Escola”, e foi motivo dos maiores elogios pela competência e pontualidade.
  Pelo trabalho realizado, e sucesso garantido, estão de parabéns: o diretor Nilo Cândido da Silva, coordenadoras, professores e alunos que se entrosaram lindamente; durante o evento houve a disposição de se colaborar mutuamente, incentivando com excelentes trabalhos, inclusive no Universo e no Meio Cientifico em que vivemos. O que mais chamou a atenção dos visitantes foram os seguintes trabalhos: braço mecânico, destilação da água, e energia solar; entre muitos outros como óptica e estática, terrário, etc, todos confeccionados pelos alunos da escola, com a coordenação dos professores. Parabéns!
  O aluno do 7º. ano “A”, Pedro Henrique da Cunha Pimentel de Mello Elias, de 12 anos, e que é neto da professora e coordenadora Ewonild da Cunha, apresentou Terrário juntamente com outros colegas de classe.

Concurso de Paródias fez grande sucesso

  
  Aconteceu no ultimo dia 29 de outubro o grande e concorrido 13º. Concurso de Paródias, e que teve o patrocínio da CESP, escritório regional, através do CIPA. Evento anual que já se tornou referencia em três Lagoas, agora foi coroado de pleno êxito.
  Esse concurso de paródias que fala de segurança do trabalho foi o coroamento de grande programa que começou no dia 25, segunda-feira, com abertura e apresentação do “grupo de palhetas”; seguiu no dia 26, com palestras de renomados técnicos: Osmar Camargo da Silva e Jonas Mendes de Souza Jr; no dia anterior falou Richard Santos.
  No dia 27, visitas técnicas, e no dia 28, novamente palestras, sendo com a Dra. Patrícia Nascimbem Pugliese Pires(foto), e Dra. Maria Luiza Ribeiro Bruzadim, falando sobre saúde: “controle de diabetes/Doença de Tireóide”; e “doenças bucais - Prevenção e Tratamento”. Todas essas palestras aconteceram nos auditórios da UHE Jupiá e da Faculdade AEMS de Três Lagoas.
Paródias
o grande momento
  Foi o coroamento das festividades a participação maciça de funcionários e pessoas populares, quando se realizou o 13º. Concurso de Paródias, isto no dia 29, que já se tornou motivo de grande expectativa.
  Com um júri formado por diversas personalidades, entre elas, o nosso diretor Luiz Correa da Silveira Filho, Luizinho, e que também procedeu a diversos flahs ao vivo com a Super Radio Difusora, e registrado em fotos.
  O primeiro lugar ficou com o jovem “Murieta”, cantor que imita José Rico, da dupla sertaneja Milionário e José Rico; em todas as edições ele se apresenta, já estando em 10 vezes que se sagra o preferido e campeão. Um sucesso absoluto.
  O 2º. lugar ficou com a dupla Valdevino e Antonio Carlos, e o 3º. o artista Cafu. Receberam seus brindes, e ainda diversos sorteios que foram feitos durante o desenrolar das festividades.         
  O jornalista Luizinho participou do evento, junto ao programa sertanejo e radiofônico do Maguila; fez flahs no sábado de manhã com Valdeci da Silva, e trazendo “Murieta”, que falou ao vivo, e agradeceu a todos inclusive o belíssimo aparelho de televisão.
  Uma festa realmente digna de registro pela grande programação do SIPAT 2010, inclusive por outras atividades levadas a efeito como “doação de sangue”, “aferição de pressão arterial”, “ginástica laboral”, e campanha de doação de alimentos. Participação importante dos Bombeiros, Policia Militar, Ambiental e ainda setores organizados da sociedade três-lagoense, tanto da administração municipal, como estadual.
  Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, e-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Lula O Estadista


  Não há como negar ou tergiversar. O presidente Lula tem se revelado verdadeiro estadista.
Querendo ou não as elites intelectuais e econômicas, a história d o Brasil será reescrita seguramente como o segundo melhor Presidente desta nação, superado somente por Getúlio Vargas.
  Como estadista, compreendemos aquele chefe de Estado, Presidente ou Primeiro Ministro, que governa para todos, para todas as matizes sociais, sem distinção partidária ou ideológica, isento ou pelo menos não demonstrando rancor diante das armadas próprias de políticos de baixa estatura ou pequena grandeza, projetando suas virtudes perante as demais  nações.
  Nos quase oito anos de governo Lula vimos o Brasil se transformar para melhor, criando condições e proporcionando uma melhora social substancial. O conjunto de miseráveis diminuiu drasticamente. Hoje, pode-se afirmar com certeza: ninguém mais passa fome, na acepção justa da palavra. Houve uma melhora apreciável de renda da população que antes era mais pobre. Nos dias atuais, algumas capitais se deparam com pleno emprego da sua massa trabalhadora.
  De acordo com levantamento efetuado pela Fundação Getúlio Vargas, divulgado pelo jornal Valor Econômico do já distante dia 09\02 p.p através do professor Yoshiaki Nakano, a classe “C” no Brasil está se transformando em uma nova classe média. Já representa 46% da renda nacional, superior à soma das classes A e B que é 44%. São famílias, que recebem mensalmente entre R$ 1.115,00 e R$ 4.807,00, algo inimaginável há alguns anos atrás.
  Conforme dados colhidos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a partir de 2004 mais de 32 milhões de cidadãos subiram para as classes A e B e 19,3 milhões saíram da linha da pobreza, apesar de ser ainda enorme as desigualdades. Enfim, houve crescimento da renda oriunda do trabalho, não se confundindo com aquela proveniente dos programas sociais. Apenas a título de informação, o Bolsa Família representa apenas 0,4% do PIB. 
  Houve no decorrer do Governo Lula um progresso social e econômico fabuloso quase impensável, feito sem mágicas ou subterfúgios. Os miseráveis estão à beira da extinção; os pobres se encontram numa situação infinitamente melhor, migrando para a classe média baixa e esta se elevando para classe média superior. A Bolsa de Valores que final do primeiro mandato do Presidente Lula demonstrava uma enorme desenvoltura, atingindo as proximidades dos 40.000 pontos, hoje, no final do segundo mandato atingiu 80.000 pontos; simplesmente dobrou.
  Isto tudo significa que a melhora foi generalizada. O Brasil cresceu em todos os aspectos, dele se beneficiando não só os ricos como era regra até a chegada do Presidente Operário, mas agora também os médios, os pobres e os miseráveis.
  Hoje, após passados oito anos, o Brasil é um país respeitado. De patinho feio se transformou num vistoso e triunfante cisne, seduzindo a todos, quer as grandes potências, quer os países pobres. Foram criadas as condições para orgulharmos do nosso país.
  O Brasil, hoje, é a oitava economia mundial. Desbancou a Itália dessa condição. De devedor, sempre de cabeça baixa, e de pires na mão pedindo favor se transformou em mutuante, emprestador de dinheiro ao F.M.I. 
  A crise que assolou e ainda mantém de cabeça baixa os países desenvolvidos e todos aqueles que não tinham a casa em ordem, passou ao largo do Brasil, provocando sim algumas marolas, mas que foram amainadas com atitudes corretas da equipe econômica do Presidente. Mas não olvidemos; quem construiu as condições para conter os solavancos da crise, foi o Ex-ministro e cidadão Antônio Paloci com sua intransigente política de rigidez com os gastos públicos, construindo e mantendo sempre um apreciável superávit primário, diminuindo a dívida interna do governo. 
  O Presidente Lula, podemos afirmar sem medo de errar, é um homem iluminado, abençoado. Não se encontra paradigma na história da civilização. Sua história, sua trajetória de vida é maravilhosa. O sétimo filho de uma família de retirantes nordestinos, sem contar com a presença paterna, criado e orientado somente pela mãe, passando necessidades básicas, primárias, de sobrevivência, mas assimilando os valores morais e éticos de vida passados pela mãe, lhe é possível cursar apenas o primário e freqüentar curso de torneiro mecânico patrocinado pelo SENAI, tornando-se metalúrgico e posteriormente líder sindical e, pelo voto, pelo sufrágio, elege-se Presidente da República e prestes a cumprir sua jornada seu governo conta com 82% de aprovação pela população, situação extremamente rara num governo democrático. Como estadista o Presidente Lula se mostrou cioso com a democracia que tanto ajudou a construir. Foi imune à picada da mosca azul do poder. Foi incessantemente instado a alterar a Constituição para tentar o terceiro mandato, situação viável e até cômoda para obtê-lo, pois contava a época com mais de 70% de aprovação pelo povo brasileiro, mas como bom democrata não aceitou fazê-lo.
  Além de democrata o Presidente Lula se revela uma pessoa que não demonstra rancor nas suas atitudes, mesmo nas piores situações; pessoa de espírito desarmado e com todos cordato. Recebeu Prêmio Internacional de homem do ano.
  Sabemos que as elites intelectuais locais não o aceitam mas tem que digeri-lo. O Presidente pode não ter cabedal cultural, mas é inteligente, e muito, mostrando às elites que para governar este país não se é imprescindível possuir diplomas. Há que possuir bom senso, capacidade de convencimento, cercar-se de bons assessores e bom articulador político para enfrentar as votações no Congresso, qualidades estas que possui de sobejo.
  O Presidente Lula está de parabéns. Além de articulador sensível tem um excepcional carisma. Se assim não fosse, a oposição o teria derrubado na presepada do mensalão. Aliás, o Sistema Presidencialista de governo é atróz, especificamente o nosso, uma vez que o Congresso é representado por mais de três dezenas de partidos políticos, cumprindo ao presidente constituir uma maioria que é sempre eventual, para aprovar seus projetos. Assim, é o sistema que nos empurra para a marginalidade, sendo constantes as crises. Para se construir uma maioria sempre haverá um preço a pagar. Os presidentes Jânio Quadros e Collor, eleitos apenas a custa do próprio carisma e marketing, sem base parlamentar, não resistiram aos primeiros solavancos e se o Presidente Lula não tivesse apoio parlamentar e não contasse com seu carisma pessoal também certamente teria ia de roldão. Felizmente o Brasil teve sorte.
  O Presidente Lula, seguindo seu instinto, tem se revelado um estadista em todos os aspectos. Contrariando toda elite nacional e também internacional, imprimiu uma política externa bem diferente dos governos anteriores. Abriu representações do Itamarati em vários países antes sem importância, aumentando e diversificando enormemente nosso comércio e influência no cenário da ONU, ocupa o lugar que o país merece; não mais uma diplomacia subserviente ao Império do Norte e sua colônia européia, mas altiva e ativa. Nosso Itamarati se comportava como verdadeiro cão vira latas. Era tão desprezado e subserviente no governo FHC que seu chanceler Celso Lafor tirou os sapatos ao ingressar nos Estados Unidos em reunião ocorrida em 2002. Disse Lula ordenando seus colaboradores no início do seu governo “Ministro meu que tirar os sapatos deixará de ser ministro”. A diplomacia brasileira hoje não se compactua com a hipocrisia e a injustiça global sempre patrocinada pelas potências ocidentais. Teve coragem e altivez de afrontar o Império ao negar-se votar as sanções econômicas contra o Irã. Deu uma calçada no país pratica o terrorismo do Estado; sim, o Estado de Israel.
  O Brasil, sob o comando de Lula, elevou sua auto-estima. Colocou os pés, calçados, onde não pisava e passou a ter protagonismo não sendo mais mero coadjuvante.
  Foi extremamente correta sua atuação em relação ao Paraguai e Bolívia. A ninguém interessa, a não ser para a extrema direita, hoje ocupada pelo DEM-PSDB a aniquilação dos nossos vizinhos para quem temos dívidas enormes. Se o Paraguai hoje é um pária, fomos nós, o Império Brasileiro que o colocou nessa condição. Não podemos esquecer. Nós cometemos verdadeiro genocídio contra a Nação Guarani no decorrer da guerra de 1864-1870. Até o início da Guerra, o Paraguai era tecnologicamente o país mais avançado da região. Seis anos depois voltou à  idade da pedra; eliminamos fisicamente 90%  de sua população masculina acima de sete anos, assim como metade de suas mulheres e crianças. Temos que ser, no mínimo, generosos, além de que era justa a exigência paraguaia de renegociação do Tratado de Itaipu.
  Assim também correta a a atuação em relação à Bolívia cuja população indígena é dona de um dos subsolos mais ricos do planeta. Nós, brasileiros, desde o início do século passado pregamos que “O petróleo é nosso”, dizemos que a riqueza do pré-sal é do nosso povo. Ora,o gás natural e as ricas minas de lítio é deles, bolivianos. As riquezas naturais devem ser usadas em benefício deles, habitantes daquela terra. Aliás a eleição de Evo Morales na Bolívia foi algo tão extraordinário quanto a eleição do Presidente Operário brasileiro. Hoje os indígenas têm seus direitos reconhecidos e parte das riquezas obtidas são dirigidas em seu benefício, mudando completamente o estado anterior em que uma minoria branca explorava com exclusividade as riquezas minerais do país. O petróleo é nosso e o gás natural é deles. 
Enfim, hoje o Brasil é outro país e temos motivos para nos orgulhar e estamos prestes a definição do pleito eleitoral onde verificamos de um lado a política do progresso material e social e de outro atraso, representado pelo DEM-PSDB, com cores ideológicas bem à direita, essa mesma direita que tem horror a cheiro de suor, não suporta o cheiro de Povo, atrelada ao que há de mais reacionário e que sempre governou para os ricos e a eles sempre foi subserviente, entregando parte do nosso patrimônio em privatizações financiadas com o nosso próprio dinheiro, via BNDS. Tenho preferência pela política que vem dando certo em todos os aspectos, mas que vença o melhor para o país e Lula, queiram, aceitem ou não os elites, terá seu lugar de destaque na história que deverá ser reescrita.
Por João Emilio Tiepo, Magistrado Inativo e Produtor Rural/Três Lagoas/MS

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Crianças carentes da periferia recebem brinquedos



  Como faz há 16 anos, o jornalista Luiz Corrêa da Silveira, o Luizinho, realizou na sexta-feira (8) a distribuição de brinquedos na sede do Grupo de Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, na rua Francisco Cândido Xavier, esquina com Allan Kardec, bairro São Carlos, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. A distribuição ocorreu após convite à população por meio de ampla campanha de divulgação em emissoras de rádios da cidade. Além de Luizinho, a entrega contou com a participação de Elzi Garcia Corrêa, Osvaldo Branquinho e do uberabense Allan Kardec Silva, amigo do saudoso Chico Xavier, que esteve em Três Lagoas para uma série de homenagens e compromissos sobre os 206 anos de Allan Kardec. Houve também apresentações do Coral Vozes da Fraternidade, com 28 integrantes, regido pela maestrina Solange.
  No total foram distribuídos mais de 2900 brinquedos. O jornalista Luiz Corrêa, arrecadou junto a várias indústrias do município, como a Fibria, a GS Plástico, a Águas Aquarela, Beth Bolo e o casal de empresários Luiz Márcio e Verônica Queiroz. A Indústria Mabel fez a doação de biscoitos. Luizinho prosseguiu com a distribuição até o dia 12, percorrendo todos os bairros carentes de Três Lagoas. De acordo com ele, a sua maior alegria é ver o sorriso estampado no rosto de cada criança depois de receber o brinquedo. "Isso é o que me motiva a continuar fazendo caridade", finalizou.

Três Lagoas vive grande momento

  
  Passada a eleição os resultados ganham as manchetes de jornais, revistas e no rádio. São os momentos de euforia para os que receberam a aprovação popular e vão dirigir os destinos da coletividade nos próximos 4 anos. Momento de reflexão sobre esse momento, passados os atropelos, as estravações de sentimentos, decisões intimas, sempre em busca do melhor para Três Lagoas.
  O Jornal “Correio” tem que expressar nesta página, em busca de fazer justiça à sua história, porque agora, mais que nunca, os horizontes de abrem em uma das mais profícuas expectativas. Claro que os tempos vão passando, as marcas vão ficando, mais eis que ressurge agora o resultado de tantas lutas em defesa de uma maior representação.
  No caso administrativo, lembrar da figura que plantou a semente, depois a cuidou com carinho, sem nunca esquecer os antepassados. Estamos falando do saudoso Senador Ramez Tebet. Foi dele a construção desta realidade. Primeiro galgou os passos até o poder central, colocando nossa região no patamar da industrialização; depois em seguimento, fazendo com sua filha Simone, a continuidade dessa causa. Sua eleição para a Prefeitura foi esse passo decisivo por ele plantado.
   Hoje o Correio de Três Lagoas expressa esse sentimento de gratidão, mas também verificar que nossa Prefeita soube entender esse ideal, e estivemos sempre ao seu lado. Foram momentos difíceis, outros de glória. O resultado nos envaidece, porque fomos seus féis amigos e incentivadores.
   Agora, num mesmo seguimento ideológico e partidário, temos a Prefeita Márcia Moura; eleição de Eduardo Rocha, deputado estadual; Simone, vice do governador André Puccineli; soma-se a isto os dois senadores eleitos, Waldemir Moka e Delcidio Amaral. Na câmara federal se elegeu Fábio Trad, e que em três Lagoas angariou mais 1.200 votos, tendo na pessoa de Luiz Correa Silveira Filho, um dos mais ardorosos defensores, inclusive se colocando de corpo inteiro nessa campanha. Dr. Fabinho Trad também está na quota dos fortes aliados de nossa cidade, em defesa de seus legítimos interesses.
   São esses sentimentos de conquista de um espaço que sempre pertenceu a Três Lagoas, pela sua luta, seu comercio, indústria, lideres regionais, e que agora mais que nunca, se fortalece no âmbito regional. De parabéns o povo três-lagoense, sinal dos tempos, orgulho de todos os seus filhos.

Três Lagoas vibra com vitória da vice-governadora

  
  Em Mato Grosso do Sul, a ex-prefeita Simone Tebet (PMDB) conquistou mais uma marca inédita em seu currículo, que se alia a fatos notórios da história de MS.
  Além de ter sido a primeira prefeita do município de Três Lagoas, eleita em outubro de 2004 e reeleita com expressiva votação em 2008, Simone Tebet (42) acaba de ser também eleita a primeira mulher, vice-governadora do estado de Mato Grosso do Sul.
  Não se pode ignorar que o resultado positivo de votos (704.407), que deu a vitória e reeleição ao governador André Puccinelli (PMDB) no primeiro turno, se deve também ao prestigio eleitoral e força política da ex-prefeita Simone Tebet, legitima herdeira da longa e histórica trajetória política de seu pai, o senador Ramez Tebet, nome que ocupou importante destaque na história da política nacional.
  Antes de ingressar na carreira política de Mato Grosso do Sul, ao eleger-se deputada do PMDB, em 2004, com 25.250 votos, a advogada e professora Simone Tebet formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Ciência do Direito pela Escola Superior de Magistratura e mestra em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutoranda em Direito Constitucional, Simone Tebet começou a integrar o quadro de mestres do Ensino Universitário da Capital, em 1992. Foi professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal (hoje Uniderp-Anhanguera) e nas Faculdades Integradas de Campo Grande (Fic-Unaes).
  Na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, antes de candidatar-se a deputada, Simone Tebet foi Consultora Técnica Jurídica, no período de 1995 a 1997; e em seguida, até 2001, ocupou o cargo de Diretora Técnica Legislativa.
  Como prefeita de Três Lagoas, cargo que assumiu em 1º de janeiro de 2005 até 31 de março de 2010, quando teve que renunciar para poder candidatar-se a vice-governadora, Simone Tebet também foi destaque na Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomas-sul). Nessa entidade representativa dos municípios do Estado, Simone foi diretora de Assuntos Municipalistas e membro do Conselho de Representação do Centro Oeste na Confederação nacional dos Municípios.
  Vale destacar que a mãe de Simone, dona Fairte se contagiou de alegria.

domingo, 26 de setembro de 2010

Desembargador e Juiz Federal do Trabalho falam ao vivo e com exclusividade na Super Rádio Difusora AM


  O Desembargador Federal do Trabalho Francisco das Chagas Lima Filho esteve presente em Três Lagoas nos dias 23 e 24/08, acompanhado do Juiz Federal do Trabalho Ademar de Souza Freitas, para a Divulgação do Seminário “Reflexos do Novo Modelo de Produção e suas Repercussões nas Relações de Trabalho”, bem como da Semana Nacional da Conciliação. 
  Na oportunidade, num furo de reportagem direto do Foro Trabalhista de Três Lagoas e através do programa “Tarde Sertaneja”, comandado por Maguila, da Rádio Difusora AM 1250hz de Três Lagoas, o jornalista Luiz Corrêa da Silveira Filho, Luizinho, entrevistou por telefone e ao vivo para toda a região os dois Magistrados. 
  O Desembargador Francisco das Chagas, que também é o atual presidente da Escola Judicial do TRT da 24ª Região, se disse profundamente emocionado em retornar a Três Lagoas depois de mais de 18 anos e presenciar o espantoso desenvolvimento alcançado pela comunidade local, bem como a confiança e o alto  grau de satisfação da população para com a Justiça do Trabalho,  sobretudo porque foi o Juiz que aqui instalou a 1ª Vara do Trabalho. 
  Explicou aos ouvintes que a finalidade de sua vinda até nossa cidade é participar do Seminário “Reflexos do Novo Modelo de Produção e suas Repercussões nas Relações de Trabalho”, nos dias 23 e 24/9, no anfiteatro das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS), o qual se constitui no último evento externo realizado pela escola judicial no ano de 2010. 
  Destacou que a escolha de nossa cidade para sediar o referido evento deu-se em razão de um projeto de interiorização da escola judicial que está sediada em Campo Grande, mas principalmente pelo fato de Três Lagoas ser atualmente o segundo pólo industrial do Estado e contar com um grande contingente de trabalhadores. 
  Em seguida, dirigiu-se aos ouvintes da Rádio Difusora AM o Juiz Federal Ademar Freitas, esclarecendo que é o Coordenador da Semana Nacional da Conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul, a qual se realizará de 29/11 a 03/12 de 2010.  Afirmou o Dr. Ademar que a Semana Nacional da Conciliação faz parte da programação relativa ao Movimento pela Conciliação lançado pelo CNJ – Conselho Nacional de Justiça em 2006, o qual tem por objetivo reduzir o enorme acervo de processos em trâmite pelas Varas e Tribunais de todo o Brasil, solucionando os conflitos pendentes por intermédio da conciliação, a qual se constitui em um dos meios mais eficazes de solução de litígios e harmonização das partes interessadas. 
  Destacou que a primeira Semana Nacional de conciliação ocorreu em 2007, ocasião em que mais de três mil magistrados e 20 mil servidores e colaboradores participaram, sendo atendidas 300 mil pessoas.
  Concluindo a entrevista, o Juiz Ademar convidou os trabalhadores e empregadores de Três Lagoas e região, com processos trabalhistas pendentes e que tiverem interesse em solucionar tais conflitos mediante conciliação, a procurarem seus advogados para o fim de comunicar tal intenção perante o Foro Trabalhista de nossa cidade, a fim de que seus processos sejam incluídos na pauta de audiências da Semana Nacional de Conciliação. Ao final da entrevista, ambos os Magistrados agradeceram a oportunidade de veicularem suas mensagens através da conceituada emissora Rádio Difusora AM, bem como do destacado jornal “Correio de Três Lagoas”, ressaltando o importante papel da Justiça do Trabalho para a pacificação social, a qual vem atuando de forma decisiva para a solução dos conflitos existentes entre patrões e empregados.
Da redação

Em noite de grande festa, é escolhida a mulher mais bela de Três Lagoas


  A apresentação do evento esteve sob o comando de Eliane Costa.
  A decoração do Afonsinho decorações, com flores e arranjos da Floricultura Beija-Flor e vestimenta do auxiliar de palco Via Marques locação de roupas para festas.
  Agradecimentos especiais a todos que colaboraram para a realização deste evento e aqueles que ajudaram no anonimato:  Afonsinho Decorações, Célia Maria Souza, Branca Livraria e Papelaria, Clube União 3ª Idade, CVC Turismo, Escritório Contecor, Espetácullo Calçados, Roupas e acessórios, Farmácia Odeon, Fio Terra, Floricultura Beija-Flor,Foto Condor, Funerária do Duílio, Garcez 24 horas, Med Sport, HM Posto & Conveniência, Hotel OT, Ledir Garcia de Souza, Madeireira Pé de Cedro, Muniz Materiais de Construção, Murilo Corcioli, Novo Hotel, O Discão, Panificadora Lê Baguette, Panificadora Santo Pão, Realce Cosméticos, Restaurante Yaki Niku, Samech Confecções, Sorveteria Cuca Fresca, Supermercado Nova Estrela, Supermercado Prata, Tec Mac Informática, Tecidos TL, Toninho do Arapuá, Via Marques Locação de trajes para festas, Papelaria e Livraria do Sandrinho, Via Velli Fashion, Imprensa escrita, falada e informatizada, candidatas, mesa de honra, mesa de jurados, modelos, equipe de trabalho e público que prestigiou o evento. Parabéns!!!! Aconteceu também o desfile de despedida da Odete Pinto de Queiroz que tão bem representou a beleza da 3ª Idade no decorrer de seu mandato e participou sempre de todos os eventos com muita elegância.
  E todo o glamour da noite aconteceu com a premiação: Wânia Stevanato – Proprietária da Fio Terra Confecções entregou um ramalhete de flores à Emília Pereira de Andrade por sua participação no evento; Luís Corrêa da Silveira Filho abriu com as colocações da faixa para a Miss Simpatia Laurentina Camargo, Pâmela Catarina de Souza Brandão – Miss T.L 2010 Idade entregou a faixa para a Miss Eleita em 3º Lugar Benedita Batista Silva, Adão Vieira Gonçalves – Vice-presidente do Clube União 3ª entregou a faixa para a Miss Eleita em 2º Lugar Nirse Alves Oliveira e a sra. Odete Pinto de Queiroz Miss Clube União 3ª Idade 2009 entregou a faixa para a vencedora do concurso Miss Clube União 3ª Idade 2010 Iracema Dias.
  E para encerrar o evento, o público dançou muito com o Beto Show.
  Parabéns à promotora deste evento Gisella Peron que mais uma vez se destacou pelo sucesso do evento.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Três Lagoas está triste, faleceu Vanildo Rodrigues do Amaral


  Três Lagoas amanheceu triste na segunda feira dia 13 de setembro de 2010, quando veio a falecer um de seus filhos mais ilustres; o agente tributário aposentado Vanildo Rodrigues do Amaral com 75 anos, estava internado em São José do Rio Preto-SP, onde se recuperava; por mais de 6 dias na UTI, após ingentes esforços de grande equipe médica, veio ao óbito por falências múltipla de órgãos.
  O ilustre cidadão, senhor Vanildo foi velado na Loja Maçônica “João Pedro de Souza”; foram atos comoventes, com mais de 22 coroas de flores;  na terça feira, dia 14, seu corpo foi sepultado no cemitério local no mausoléu da família;  era casado com a professora  Helena dos Reis Rodrigues  há mais de 49 anos e completaria bodas de ouro em 22 de dezembro, neste final de ano; desta feliz união nasceram duas filhas, as professoras Ângela e Vânia; as duas são o orgulho de seus pais e toda a família;  Ângela alem de professora é empresária no ramo de eventos junto com seu esposo Afonso Rodrigues Sandovete, popular “Afonsinho”; Vânia é destacada professora e empresária, casada com o empresário no ramo de construção, dr. Munir Thomé. Contamos ainda que o senhor Vanildo tem 02 netos, Gizella e Pabllo, e um bisneto, Ruam!!!  Vanildo nasceu em Três Lagoas em 17 de julho de 1935, filho do saudoso Diogo Rodrigues Sandovete e dona Ilda do Amaral Rodrigues; seu pai foi trabalhador da Justiça exercendo vários cargos entres eles Oficial de Justiça e Diretor do Juizado do Menor. Deixou ainda duas Irmãs: Ilda e Neuza Rodrigues ambas moradoras em Goiânia-GO. Vale lembrar que Vanildo foi sobrinho do saudoso Afonso Rodrigues Sandoveti, pioneiro no transporte em Três Lagoas. 
  A bonita historiaNascido em Três Lagoas cursou por aqui todo o primário, admissão e ginasial; em 1955 com total apoio dos familiares foi morar no Rio de Janeiro, onde foi buscar trabalho e estudar; encontrou seu verdadeiro amor (Helena, professora) e em 22 de dezembro de 1.960 com uma grande festa se casaram na igreja e no civil no Rio de Janeiro. Desta feliz união nasceram suas duas únicas filhas.
  No Rio, uma vida difícil, Vanildo estudava e trabalhava; começou na Nestlé e depois na Guanalto. Retornado para sua terra natal, com toda a família veio morar onde  sempre teve um amor imenso e aqui foi nomeado em 1.978 como Agente Tributário de MS,   ATE, onde se aposentou em 1996;  foi tão querido e tão amado entre os ATE’s, que sempre liderou a fiscalização tributária de Três Lagoas, principalmente junto ao SINDATE que ele foi fundador. Foi varias vezes homenageado pela diretoria sindical chegando a ter seu nome no hotel de transito. Homenagem justíssima, que quando foi descerrada a placa inaugural do hotel com seu nome, diversas autoridades estiveram presentes.
  Foi um dos grandes destaques na Loja Maçonica João Pedro de Souza número 6, na rua Elmano  Soares, centro da cidade. Chegou a receber o titulo de Maçon Emérito. Destacou-se mesmo foi no trabalho com os jovens Demolay, onde colocava todo seu coração no trabalho filantrópico. Podemos dizer que sua vida foi repleta de boas ações, deixando centenas e até milhares de amigos; seja entre a sua classe de ATE, com Flávio Rubens Dias e o destacado Rubens Izidoro(Rubinho), delegado atual do SINDATE e também o diretor do Jornal Correio de Três Lagoas, jornalista Luiz Correa da Silveira Filho, e toda a sua família.
  Justas homenagens póstumas
  A Câmara de Vereadores aprovou uma “Moção de Pesar”, de autoria do Vereador Presidente, Dr. Fernando Milan Amici, e que levou o número 225/10, com data de 14 de setembro de 2010; foi entregue uma carta de reconhecimento assinada pelos senhores vereadores, onde, junto à família colocou todo o agradecimento e reconhecimento pela vida deste grande brasileiro que tanto amou e serviu como exemplo que não se apagará tão fácil em nossa querida Três Lagoas e toda a região de Mato Grosso do Sul.
  No domingo, dia 19 de setembro, às 19 horas foi celebrada missa pela sua bondosa alma, pelo Padre Rogério. Centenas de amigos e familiares foram na celebração que aconteceu na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em cidade de Três Lagoas. 
Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, e-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fibria completa um ano e Três Lagoas se transforma na capital mundial da celulose


  Ao completar o primeiro ano de sua formação, resultante da fusão da VCP e Aracruz, a Fibria coloca a cidade de Três Lagoas dentro do que há de melhor e maior do setor produtivo de celulose. A fábrica que se destaca como a maior do mundo, com capacidade para produção anual de l,3 milhão de toneladas de celulose branqueada.
  No dia primeiro de setembro de 2009 houve um fato marcante em toda a história desta gigantesca área de produção, quando em São Paulo, houve o processo de fusão das duas maiores indústrias de papel e celulose do Pais; naquele momento a Aracruz se unia à Votorantin Celulose e Papeis, resultando na Fibria; a imprensa nacional e todo o meio de negócios do Brasil se abriam para o mundo, quando essa fusão resultava num complexo, como falamos gigantesco.
  Foi assunto de toda a mídia impressa e televisiva, e o Jornal Correio de Três Lagoas, sempre procurando acompanhar todos os movimentos de sua história, se disse presente;  nosso diretor Jornalista, Luiz Correa da Silveira Filho, Luizinho, como figura solitária, ali esteve; como único representante da imprensa escrita estadual, foi convidado especial naquela ocasião; falou, se expressando em nome da região e da cidade, em agradecimento pelo grande momento; colocando em destaque, conseguiu um fato inédito: entrevistar José Luciano Penido, presidente do conselho da Fibria e Carlos Aguiar, presidente da Fibria. Via telefone, falaram diretamente para Rádio Difusora e FM Arapuá.
  Deste momento importantíssimo para Três Lagoas, quando da criação e efetivação desta nova e grandiosa empresa, Luizinho, se reportou ao grande Senador Ramez Tebet, que, desde 1978, lutava pela sua efetivação; lembrou naquele momento como forma de agradecimento aos grandes homens da região, que a empresa vinha se instalar no momento que Simone Tebet, era a Prefeita e filha querida do grande senador. Foi o assunto regionalizado de maior importância de todo o ano de 2009, e poderemos dizer da década.
  Razão maior é que agora no primeiro aniversário da criação da grande Fibria, o jornal Correio de Três Lagoas quer estar ao lado de sua diretoria, seus milhares de funcionários, e do ideal que converge para o grande destino; neste momento que se tornam realidades todos os ideais de muitos pioneiros, com justiça, lembrar esses fatos, nada mais fazemos do que plantar o sincero agradecimento.
  Por tudo isto, fica aqui registrado o carinho, o respeito à grande empresa trêslagoense, que ajuda a construir uma nova nação, plantada que foi com sacrifícios de muitos, e hoje, a maior realidade para os filhos das futuras gerações sulmato-grossenses.
Por Arthur Jorge do Amaral, da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, e-mail: arthurjdoamaral@uol.com.br

Animal Life é o grande destaque de setembro, mês do médico veterinário



  Três Lagoas e região ganham a empresa “Animal Life Pet Shop-Centro Médico Veterinário”. Desde março do corrente ano, o conceituado médico veterinário Dr. Christovam Tabox Bazan inaugurou um dos melhores no gênero em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.
  A nossa equipe de reportagem visitou suas modernas instalações, no corrente mês de setembro, e pode constatar a grande aceitação pela sua clientela; produtos de primeira qualidade e lideres no mercado. Prontos para atender às mais exigentes especificações. 
  Nessa visita, foi o Correio de Três Lagoas cordialmente recebido pela Sra. Camila Maria Tabox Nunes, ela presta serviços na clínica de seu irmão Dr. Christovam; Dona Camila tem curso de Auxiliar Veterinária pela conceituada universidade Uniterp.
  As suas modernas instalações, aliadas ao corpo de funcionários, sãos os mais  favoráveis a atender toda a região; constando com um amplo serviço em centro cirúrgico, Raio X, Ultrasom,  Banho e Tosa; e ainda:  Odontologia, Pet Shop, Hotel; atende também, setores interessados em Animais Silvestres, Cirurgia Geral e Ortopedia.
  Vale lembrar que o conceituado médico veterinário Dr. Christovam Tabox Bazan é formado pela Faculdade Veterinária de Garça-SP, e é neto do pecuarista e farmacêutico Christovam Bazan. É a tradicional família sempre presente no progresso de nossa cidade.
Da redação

Orlando Baez entrega nove veículos novos ao Iagro


  Durante cerimônia simbólica, ocorrida na tarde desta segunda-feira (13), no pátio da Monza veículos em Campo Grande, a Diretora da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Maria Cristina Rosa Galvão Carrijo, recebeu das mãos do Superintendente Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, as chaves de oito camionetes Ranger 4x4, que irão auxiliar no cumprimento da meta, de fiscalizar 1.500 hectares de soja (vazio sanitário da soja), aproximadamente 1.200 hectares de citros (sanidade dos citros), controle da doença Sigatoka Negra das bananeiras em sete municípios, entre outras ações de extrema importância na área de Defesa Sanitária Vegetal.
  Os veículos foram adquiridos por processo licitatório, mediante convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de aproximadamente dois milhões de reais, mais a contrapartida do Estado. Os recursos liberados até agora para a IAGRO, contemplaram a aquisição de nove veículos, sendo oito camionetes cabine dupla 4x4 e um veículo de pequeno porte, além de equipamentos de informática e aparelhos de GPS. Os veículos novos serão encaminhados para os municípios de Três Lagoas, Chapadão do Sul, Ivinhema, Dourados, Itaporã e Campo Grande.
  Segundo o Fiscal Federal Agropecuário, Ricardo Hilman, do Serviço de Sanidade Vegetal da SFA/MS, responsável pelo acompanhamento técnico do convênio com a IAGRO, os recursos liberados até o momento somaram hum milhão cento e trinta e quatro mil reais, faltando o repasse de mais seiscentos e trinta e sete mil reais, que deverão ocorrer conforme o cronograma de liberação dos recursos do convênio com o MAPA.
Informações mais detalhadas, com o FFA Ricardo Hilman – Fone: 3041-9331
e-mail: ricardo.hilman@agricultura.gov.br. Divulgação Técnica - SFA/MS
Jornalista Responsável: Valter Loeschner